Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

37º Dia do Porco

Vila Maria (RS) já se prepara para realizar o tradicional evento da suinocultura gaúcha.

Ao chegar a sua trigésima sétima edição, o Dia do Porco, evento idealizado pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), realizado sempre em parceria com as entidades municipais das cidades nas quais é realizado, espera celebrar mais uma vez o trabalho de milhares de suinocultores do Rio Grande do Sul.

Neste ano, o evento será realizado no dia 12 de agosto, na cidade de Vila Maria. A abertura do mesmo e as palestras serão realizadas no Ginásio Municipal de Esportes e o tradicional almoço, homenagens e confraternização terão como local o Salão Paroquial ao lado do Ginásio. 

Segundo Luís Otávio Rodrigues, Chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Vila Maria, a cidade já realizou 19 Encontros de Suinocultores e uma edição do Dia do Porco, em 2005. Além disso, várias empresas devem patrocinar o evento. Entre elas, já estão confirmadas a Foco Agrícola, Mig-Plus, Banco do Brasil, Sicredi e Prefeitura Municipal de Vila Maria.

Palestra Interação homem X animal no complexo produtivo rural

Uma das atrações do 37º Dia do Porco será a palestra que será proferida pelo médico veterinário e Coordenador do Conselho Técnico da Acsurs, Flauri Ademir Migliavacca, que é filho de suinocultor e tem dedicado a vida inteira ao trabalho ligado à suinocultura.

A expectativa de público é de receber mil pessoas. Além disso, destaca-se a importância da atividade suinícola para o município. Estima-se que tenham 237 produtores na cidade, sendo 51 de ciclo completo, 7 de fase inicial, 41 de terminação e 138 para auto consumo.

Várias entidades da região estão envolvidas na realização e preparação do evento. Entre elas a Associação dos Suinocultores de Vila Maria – Assuivima, Prefeitura Municipal de Vila Maria, Câmara Municipal de Vereadores de Vila Maria e o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Vila Maria. “Além de realizar o 37º Dia do Porco estaremos realizando também o 20º Encontro de Suinocultores de Vila Maria, o que demonstra a importância da atividade em nível municipal, regional, estadual e nacional”, enfatiza Luís Otávio.

Para o Prefeito de Vila Maria, Rudimar Pedro Matiasso, “é necessário ressaltar a importância de Vila Maria ser sede do 37º Dia do Porco. Motivo de orgulho para todos os vilamarienses, pois além de projetar o município em nível de estado, o incentivo a suinocultura é fundamental, pois vem fortalecer um segmento bastante importante  de nossa economia, que tem crescido de maneira significativa. Aproveitamos para convidar a todos para virem a Vila Maria e participar desse importante evento”.

Segundo a organização do evento, empresas interessadas em patrocinar o mesmo ainda podem adquirir as cotas, no valor mínimo de R$ 1.000,00 cada uma.

O lançamento do 37º Dia do Porco e do 20º Encontro de Suinocultores de Vila Maria será realizado na noite do dia 06 de maio, a partir das 20h, no Salão Paroquial da cidade.

Maiores informações sobre o evento podem ser buscadas através do e-mail [email protected] ou pelo fone (54) 3359 1101.