Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Espanha

130 mil frangos são sacrificados em uma fazenda da Espanha por surto de gripe aviária

Cerca de 270 mil aves foram abatidas em seis fazendas na Espanha, este ano, devido a este vírus 

130 mil frangos são sacrificados em uma fazenda da Espanha por surto de gripe aviária

Um surto de gripe aviária em uma macro-fazenda forçou o abate de mais de 130.000 galinhas poedeiras no município de Valladolid de Íscar (cerca de 6.400 habitantes). Este é o segundo surto desta doença detectado em Castilla y León em menos de um mês. E, além de colocar em alerta o governo regional e o Ministério da Agricultura, volta a colocar o foco nas explorações pecuárias intensivas no final da campanha eleitoral nesta comunidade autónoma.

O surto na fazenda Íscar começou no início da semana, quando foi detectado um aumento na mortalidade entre as aves, que viviam em gaiolas. Na quarta-feira, o Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação confirmou a presença da doença na exploração, o que implica o sacrifício de todos os animais. A organização ambientalista Greenpeace esteve esta semana documentando como os corpos foram removidos. “A agricultura industrial é uma verdadeira bomba-relógio. É urgente acabar com este modelo destrutivo que está a pôr em causa a saúde do planeta e também a das pessoas”, assegura esta ONG.

O surto anterior de gripe aviária em Castilla y León foi detectado no município segoviano de Fuenterrebollo em meados de janeiro e afetou uma fazenda de engorda no Peru com quase 19.000 aves. Esta doença deve afetar metade da Europa e na Espanha e foi detectada em seis explorações de frangos, galinhas e perus. Além de Castilla y León, ou ministério registrado em 10 de fevereiro focos em fazendas nos municípios Huelva de Villarrasa, Niebla e Trigueros e em Carmona (Sevilha). No total, nestes seis casos, cerca de 270.000 animais tiveram que ser mortos este ano na Espanha.

Na nota informativa emitida pela Subdirecção de Saúde e Higiene Animal do ministério, refere-se que, embora “até ao momento não existam provas de que o subtipo H5N1 que tem afectado a Europa nos últimos meses tenha uma capacidade zoonótica significativa [capacidade de ser transmitida às pessoas], recomenda-se minimizar o contato desnecessário com aves que apresentem sintomas clínicos ou sejam encontradas mortas no campo”. A agricultura, além disso, destaca que “o vírus não pode ser transmitido ao homem por meio de carne de frango cozida, ovos ou produtos processados ??derivados deles”. E o ministério pede que “as medidas de biossegurança nas granjas sejam reforçadas, especialmente aquelas que visam evitar o contato com aves silvestres”. Fora das fazendas, a Agricultura registrou 12 casos de espécimes selvagens infectados em Lleida, Girona, Ávila, Palencia, Sevilha, Huelva e Cádiz até agora este ano.

No entanto, o surto de Íscar é o que mais preocupa o setor avícola neste momento, porque é uma área onde se concentra um grande número de granjas de frango e há medo de que ele se espalhe. Além do abate de todos os espécimes, as Administrações impuseram medidas de controle na área afetada. Ao redor da fazenda neste município de Valladolid, num raio de apenas 10 quilômetros, existem 32 fazendas comerciais e seis pequenas fazendas para autoconsumo nas quais foram impostas restrições.

O Greenpeace garante que é “uma das áreas com maior produção avícola de todo o país”. “Isso é motivo mais do que suficiente para que os controles sejam exaustivos e tentem evitar que se espalhe para outras instalações, se espalhe para as pessoas e gere pressão adicional sobre a já ameaçada biodiversidade”, diz esta ONG.

Ambientalistas lamentam que a fazenda, como acontece em muitas outras áreas do país, esteja localizada “a apenas 1.000 metros do centro de Íscar e a cerca de 300 das casas mais próximas, o que aumenta o risco de contágio para as pessoas”. E acusações contra “a expansão excessiva e descontrolada da pecuária industrial”. Por isso, o Greenpeace pediu que o presidente eleito neste domingo nas eleições de Castilla y León enfrente o “problema” da pecuária industrial “corajosamente” e decrete “uma moratória regional” sobre este tipo de instalações como a que ele pôs em marcha Castela-La Mancha.