Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

49 anos de ACCS

<p>Amanhã a Associação faz aniversário e se prepara para o cinqüentenário, que será comemorado em 2009.</p>

Redação (23/07/2008)- A ACCS completa 49 anos, amanhã, dia 24 de julho e se prepara para o cinqüentenário, que será comemorado em 2009. A Associação que foi a primeira do Estado a formar sua entidade de classe representativa dos suinocultores, como as demais, surgiu a partir da necessidade e trabalhou com exclusividade com as granjas de matérias genéticos (granjas de reprodutores suínos), teve um papel fundamental não somente na implantação de atividade suinícola em Santa Catarina, como também especialmente no melhoramento genético dos planteis, criatórios e arraçoamento dos animais.

Com sua atuação forte através de unidades de teste, centrais de inseminação artificial, exposição e ainda, grande apoio técnico, podemos dizer que hoje sem sombras de dúvidas se a suinocultura catarinense é reconhecida internacionalmente grande parte deste avanço se deve a Associação Catarinense de Criadores de Suínos, na pessoa de seus ex-presidentes e demais profissionais que fizeram desta a maior entidade representativa dos suinocultores estaduais e da atividade suinícola, base econômica e social do Estado. Entendemos que SC já é reconhecida mundialmente por seu potencial produtivo embora trabalhamos fortemente nas melhorias das questões ambientais, sanitárias e de bem estar animal, percebemos o empobrecimento do setor produtivo que tem idade média 47,3 anos e onde 55% das propriedades suinícolas não tem um sucessor, um filho para tocar a propriedade. Olhando este cenário tentamos de todas as formas agregar valor ao produto “carne suína”, criando uma segunda logomarca que sempre respeita a original da Associação, contudo busca enaltecer o produto, focando mais na visão do produtor.

Inúmeras ações estão sendo desenvolvidas pela entidade para as festividades do cinqüentenário, umas delas será o selo comemorativo, o Livro, Museu e Biblioteca da Suinocultura. Um dos projetos comemorativos dos 50 anos de fundação será a criação do Museu e Biblioteca da Suinocultura, este único no Estado. O objetivo do espaço cultural é fazer o resgate histórico da suinocultura catarinense, com espaço para alojamento de estudantes, suinocultores e pessoas da região que quiserem apreciar a história, além de valorizar e conhecer os suinocultores que iniciaram a atividade e os que atualmente continuam. Ainda dentro da programação dos 50 anos, será lançado um Livro e Vídeo, onde será contada a história da ACCS nestes 50 anos da entidade. O livro e o áudio visual será uma oportunidade para os suinocultores e toda a sociedade conhecerem o início da produção da suinocultura no Estado de Santa Catarina, além de oferecer informações que possam levar a compreensão da evolução da suinocultura, compreender as transformações econômicas e sociais a partir do desenvolvimento da suinocultura, retratar a história da suinocultura e da Associação durante todo o seu período de existência e demonstrar a preocupação da ACCS com a qualidade do produto oferecido e a conservação do meio ambiente.