Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Intersolar

Webinar comprova a confiança no mercado de energia solar do Brasil

A webconferência da Intersolar South America “O Brasil pode ser a próxima superpotência solar global, fique atento”, foi realizada antes da próxima exposição e conferência, em São Paulo, e trouxe insights sobre o mercado Latino Americano de energia solar, além do enfoque no Brasil, com projetos de energia solar, totalizando 750MW em construção, além de outros que ainda precisam avançar. A webinar ofereceu um vislumbre do potencial de crescimento desse mercado no país.

Otimismo, apesar dos contratempos do mercado

Depois do governo brasileiro anunciar o adiamento para dezembro do leilão de reserva, previsto para 29 de julho, para o qual foram registrados gigawatts de projetos solares fotovoltaicos, a primeira pergunta foi “será que as decisões de investimento serão influenciadas?”. Sem surpresa, 42% dos 204 participantes internacionais da webinar disseram que há dúvidas e sim, haverá impacto.

No entanto, um total de 40% disseram que o adiamento provavelmente não deverá influenciar as suas decisões de investimento. Questionados se Chile, México, Argentina ou Brasil será líder do mercado da América Latina de PV em 2020, 68% dos participantes da enquete votaram para o Brasil, 15% para o Chile e o México, respectivamente, e apenas 2% para a Argentina.

O palestrante e analista de energia solar da GTM, Manan Parikh, comentou que esta votação mostra confiança no mercado de energia solar do Brasil. No entanto, Chile e México “deveriam ter um crédito maior “, disse ele, uma vez que a pesquisa GTM prevê uma quota de mercado de 18% para o Chile e 33% para o México em 2020.

Apesar dos contratempos, o Brasil está a caminho de se tornar um grande mercado. Com mais estabilidade na perspectiva da política e da economia, apoio do Ministério de Minas e Energia e da ANEEL, a demanda por energia renovável deverá decolar.

Concluindo as questões, Parikh enfatizou que o acesso ao financiamento é fundamental para alcançar um elevado potencial de crescimento do Brasil. Apesar do financiamento já estar sendo apoiado pelo BNDS, ainda há muitas exigências para financiamentos internacionais.

À luz das possíveis secas dentro dos próximos anos, as preocupações com investimentos em energia hidrelétrica poderiam voltar, uma vez que nem sempre é a solução mais confiável ou mais barata.

Sobre a Intersolar

Com eventos em quatro continentes, a Intersolar é a maior série mundial de feiras para o setor solar. Ela congrega profissionais e empresas do mundo inteiro no esforço de aumentar a participação da energia solar no fornecimento de energia elétrica. A Intersolar South America – o maior evento de feira e congresso voltado para o setor solar na América do Sul – é realizado no Expo Center Norte, em São Paulo.

Tanto a feira quanto o congresso abordam as áreas de energia fotovoltaica, tecnologias de produção FV, sistemas de armazenamento de energia e tecnologias termo-solares. Desde sua fundação, a Intersolar é o palco mais importante do setor para produtores, fornecedores, distribuidores, prestadores de serviço e parceiros da indústria solar global.

Em 2015, um total de 115 expositores e mais de 9.000 visitantes do setor compareceram à Intersolar South America. No congresso paralelo, 91 palestrantes e mais de 810 conferencistas discutiram temas atuais do setor e elucidaram as condições dos contextos tecnológico, comercial e político.

Com 25 anos de experiência, a Intersolar está excepcionalmente posicionada para congregar membros do setor solar provenientes dos mercados mais influentes do mundo. A Intersolar realiza feiras e congressos em Munique, São Francisco, Bombaim, Pequim, São Paulo e, começando em 2016, em Dubai. Esses eventos globais são complementados pelas Cúpulas Intersolar, realizadas em mercados emergentes do mundo inteiro.

Para mais informações sobre a Intersolar South America, visite www.intersolar.net.br

Intersolar South America

Data: 23-25 de agosto de 2016

Horário da feira: das 12h às 20h