Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia

Volkswagen irá vender caminhão 100% elétrico no Brasil

Veículo de carga desenvolvido pela engenharia brasileira chegará ao mercado em 2020 voltado para entregas urbanas

Volkswagen irá vender caminhão 100% elétrico no Brasil

E-DeliveryEntregar mercadorias a bordo de um caminhão silencioso, não poluente e que não gasta uma gota de combustível. Esta alternativa para o mercado de transportes está bem próxima de virar realidade. A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou na Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, que acontece até a próxima sexta-feira (20) em São Paulo, o protótipo do primeiro caminhão leve 100% elétrico desenvolvido no Brasil, o e-Delivery. O veículo já tem destino certo: ainda em testes, vai distribuir bebidas da Ambev, a partir do início do próximo ano e, segundo a Volkswagen Caminhões, deve entrar em produção em 2020. Ainda não há projeção de quanto vai custar o novo VW e-Delivery.

Elétrico

Apresentado na Alemanha na semana passada, o caminhão 100% elétrico feito no Brasil traz, segundo o fabricante, soluções de última geração como sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria conforme a operação e também para recuperar a energia da frenagem com o conceito Kers. O eDelivery pode chegar a uma autonomia de até 200 quilômetros, de acordo com a aplicação e a configuração do veículo. Ele estará disponível nos modelos de 9 e 11 toneladas.

O trem de força foi desenvolvido em parceria com a empresa de energia Eletra, exclusivamente para tração de veículos comerciais, traz um motor elétrico WEG, que entrega 80 kW (109 cavalos) de potência, com torque máximo de 493 Nm, e transmissão automática de seis marchas. O e-Delivery conta ainda com baterias de íon-lítio e, como todo veículo elétrico, roda sem emitir poluentes e com nível de ruído extremamente baixo. A tecnologia aplicada ao e-Delivery permite, segundo a Volkswagen, a opção de recarga rápida, que assegura 30% da carga da bateria em apenas 15 minutos, e pode ser realizada várias vezes ao longo da rota do veículo para aumentar sua autonomia. Existe ainda a opção de recarga lenta, que em três horas atinge a carga máxima.

As baterias do veículo são recarregadas por um carregador externo padrão CCS. O e-Delivery dispõe também de um freio com três estágios de regeneração, que podem ser ajustados conforme a condição de carga ou preferência do motorista. O freio regenerativo atua antes do freio pneumático, para desacelerar o veículo, recuperando até 30% de energia durante a frenagem e a utilizando para também recarregar as baterias. O veículo possui também o sistema Eco-Drive Mode, que reduz o consumo de baterias dependendo da condição de carga do veículo, ajustando a demanda de corrente das baterias de acordo com a condição de operação do veículo.

A configuração do motor oferece torque máximo mesmo em baixas rotações para otimizar operações urbanas. O conjunto motor e câmbio foi preparado para partida em rampas de até 25% e subidas de até 30%. Os sistemas auxiliares, como compressor de ar, ar-condicionado, bomba de direção e de água ficam a cargo de motores elétricos independentes ao de tração, para otimizar a capacidade de tração do motor principal. Eixos, suspensão, chassis, rodas e pneus são os mesmos utilizados na linha Delivery de caminhões da Volkswagen.