Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biogás

Vivo inaugura usina de biogás em São Paulo

Empresa de telefonia encerra o ano com 21 usinas de geração distribuída, outras 62 entrarão em operação ao longo de 2022

Vivo inaugura usina de biogás em São Paulo

A Vivo inaugura neste mês de dezembro, em Santos, sua primeira usina de geração distribuída a biogás no estado de São Paulo. Construída em parceria com o Grupo Gera, a usina está instalada em uma área de 1.490 metros quadrados, junto ao aterro Terrestre Ambiental. 

Desde 2018, o consumo de energia da companhia passou a ser 100% renovável.

Para ampliar sua geração própria a partir de renováveis, 21, das 83 usinas do programa de GD previstas para todo o Brasil, já entraram em operação em diferentes regiões do país.

Os investimentos incluem fontes solar (61% da energia total prevista no projeto da empresa), hídrica (30%) e biogás (9%).

Juntas, as usinas já abastecem 7.450 unidades consumidoras e produzem 187.289 MWh/ano. Outras 62 usinas serão implantadas pela Vivo em 2022.

A usina do aterro Terrestre Ambiental utilizará entre 2.500 e 5.000 Nm³/h (normal metro cúbico por hora) de biogás com alto teor de metano (cerca de 50% em sua composição) para a geração de energia elétrica e créditos de carbono. 

Serão produzidos e injetados na rede da companhia de distribuição CPFL Piratininga 20.850 MWh/ano, energia capaz de suprir o consumo de mais de mil unidades da empresa, entre lojas, escritórios, antenas e equipamentos de transmissão.