Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

"Vivemos em uma era de abundância de energia"

O problema é combater as mudanças climáticas.

"Vivemos em uma era de abundância de energia"

Vivemos em uma era de abundância de energia.

“Quando minhas informações mudam, eu altero minhas conclusões”, disse o economista John Maynard Keynes. Se apenas todos fossemos tão sensíveis como Keynes.

Em vez disso, os humanos estão perigosamente lentos para reagir a novas informações. Apesar de um século de provas acumuladas em relação à mudança climática antropológica, continuamos deprimentemente longe de uma ação global coordenada para combater o problema. Surgiu o perigo de uma “Grexit” (termos utilizado para a saída da Grécia da zona do euro) para os formuladores de políticas injetarem alguma certeza na Zona do Euro, inicia o artigo da Revista Forbes, assinado por John Browne e Jean-Marc Ollagnier.

O que será necessário para nós percebermos que os profetas da desgraça e teóricos do pico do petróleo estão errados, e que vivemos em uma era de abundância de energia?

Não nos faltam evidências. Nos últimos 20 anos, o consumo mundial de petróleo aumentou 30%, mas as reservas comprovadas têm aumentado o dobro desta taxa. A AIE, Agência Internacional de Energia, disse que há muitas fontes de incerteza em torno de futuros suprimentos de petróleo, mas o tamanho dos recursos base não é um deles. Hoje reservas comprovadas de petróleo são suficientes para fornecer mais de 50 anos de demanda nas taxas atuais. Se incluirmos as estimativas de recursos não descobertos e melhorias futuras em tecnologia, este montante sobe para quase 200 anos.

A história do gás natural é semelhante. As reservas comprovadas são suficientes para abastecer 65 anos de demanda atual, mas na realidade provavelmente este tempo seja próximo a 230 anos. Carvão, o mais sujo dos combustíveis fósseis, também é onipresente. Mesmo no setor de energia renovável, aumentou em quase oito vezes a capacidade instalada ao longo da última década.

Depois de décadas de profecias da desgraça malthusiana, como é que nós nos encontramos em uma posição de tamanha abundância? Temos que agradecer ao progresso tecnológico. Avanços na perfuração horizontal e de fraturamento hidráulico (‘fracking’) desbloquearam vastas reservas de gás natural nos EUA, e têm o potencial para fazer o mesmo em toda a Europa e Ásia. A mesma tecnologia também foi aplicada à extração de petróleo, e está redesenhando o mapa da produção mundial de petróleo: os EUA agora podem ultrapassar a Arábia Saudita como maior produtor mundial de óleo em meados da década de 2020.

Investimentos em energia renovável estão avançando a um ritmo alucinante, graças a uma combinação de custos decrescentes e subsídios generosos. O preço das células solares caiu 20% em 2012, enquanto o custo de uma turbina eólica barateou quase 10%, mantendo a tendência da década passada. Quando os custos de queda são combinados com subsídios do governo prontamente disponíveis, o resultado é algo que nunca poderíamos ter imaginado. Em dias particularmente ensolarados ou com ventos fortes, líderes em energia renovável como a Alemanha agora produzem mais eletricidade do que suas redes podem manusear, e a análise realizada pela Accenture mostra que a capacidade de reposição em toda a Europa aumentou para cerca de 20% do pico de demanda.

Enquanto 1,3 bilhão de pessoas ainda não têm acesso à energia elétrica, tal abundância apresenta enormes oportunidades. Mas isto ainda não vai gerar uma era de relaxamento, já que existem três grandes desafios que a indústria e os políticos devem enfrentar. O primeiro é como se adaptar a um quadro de energia que está sendo transformado em sua origem. Um excesso de energia renovável a partir de energia eólica e solar significa abundância de dia e falta de noite.

Estamos acostumados a lidar com o oposto. Esta inversão significa que os subsídios terão de ser redistribuídos para além das energias renováveis e em direção às previsões de capacidade dos mercados para assegurar que as lacunas na oferta possam ser preenchidas, propõe o artigo da Forbes.

O segundo desafio é como vencer o argumento para um futuro de baixo carbono. Esta continua a ser uma necessidade ambiental, mas em um mundo de abundância de combustíveis fósseis, pode já não fazer sentido econômico. A ligação entre a abundância e a queda dos preços não é nem imediata nem direta, mas só precisamos olhar para os EUA para ver o que a abundância pode fazer nas condições certas. Registros de preços baixos em mercados de gás natural da América trouxeram o alto custo de muitas tecnologias renováveis, porém o custo sempre crescente da energia nuclear ganhou acentuado alívio.

Combustíveis fósseis baratos ainda estão relacionados com um pensamento de custo ambiental, então uma reformulação radical da questão dos recursos é necessária. Nós não deveremos mais estar perguntando como reduzir o consumo de combustíveis fósseis para evitar os preços aparentemente elevados e voláteis de um futuro definido pela escassez. À luz das opções já disponíveis, precisamos decidir em que ordem e com que velocidade queremos consumir nossos abundantes recursos energéticos, a fim de preservar o meio ambiente para as gerações futuras.

O último desafio é como vamos desenvolver e empregar nossos recursos atendendo com o desejo das comunidades locais? A política de energia era julgada por sua capacidade de fornecer energia segura, acessível e ecológica. Agora, isto deve ser feito de um modo que seja aceitável para o público. O acesso ao petróleo inexplorado, a reservas de gás de xisto nas rochas no Ártico e em águas ultra-profundas irão exigir das empresas operações na vanguarda da tecnologia de exploração. Isso pode ser realizado com segurança e sem comprometer o meio ambiente, mas as operadoras terão que trabalhar duro para convencer as comunidades locais. O mesmo é verdade para a energia renovável. Instalações eólicas onshore, marinhas e de biomassa atraíram veemente oposição local. Não podemos deixar de prestar atenção à aceitação pública destas fontes de energia.

Vivemos em uma era de abundância de energia. Polêmicas sobre a escassez de recursos ou pico do petróleo estão erradas, e desviam a atenção das reais questões. Quanto mais cedo percebemos isso, mais cedo poderemos concentrar nossos esforços em nos adaptar para uma nova realidade, conclui o texto de John Browne e Jean-Marc Ollagnier.