Energia Limpa

Vila Velha, no Espírito Santo, terá postes com energia solar

Projeto é patrocinado pela EDP, que instalará 60 pontos com sistema fotovoltaico, beneficiando cerca de 1200 pessoas da comunidade de Nova Jabaeté

Vila Velha, no Espírito Santo, terá postes com energia solar

A iluminação pública da comunidade de Nova Jabaeté, em Vila Velha, no Espírito Santo, contará com 60 postes abastecidos por energia solar. O projeto foi idealizado e realizado pela EDP, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no Espírito Santo, por meio do Instituto EDP, em parceria com a organização social Litro de Luz Brasil. Por meio dessa ação, 1200 pessoas serão beneficiadas.

O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar investimentos e iniciativas sociais da concessionária em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado por meio do esporte, da cultura e da saúde. Desde sua fundação, em 2008, cerca de três milhões de pessoas já foram beneficiadas pelos mais de R$ 100 milhões investidos pelo Instituto EDP em cerca de 400 programas espalhados por todo o país.

Os postes foram idealizados usando um cano de PVC, uma bateria que armazena a energia captada durante o dia e uma lâmpada LED, alternativa proposta pela equipe do Instituto para resolver a falta de acesso da comunidade à rede de distribuição de energia.

Desta forma, criou-se a possibilidade de a comunidade ter acesso à iluminação pública, que não era coberta pela rede convencional de energia. Cerca de 50 voluntários da EDP, do projeto Litro de Luz e moradores da localidade fizeram parte do projeto.

Saiba mais: Usina solar

Além de ter acesso à iluminação, a população da comunidade terá outros benefícios, como mais segurança para andar à noite, aumento do potencial de comércio e atividades de lazer noturnas.

De acordo com João Brito Martins, diretor da EDP no Espírito Santo, a EDP, por meio do Instituto EDP, tem como objetivo ajudar na melhoria de qualidade de vida da população, seja pela educação, pelo lazer ou pelo esporte. “Por isso, ações como essas que desenvolvemos na comunidade são acompanhadas de perto pela equipe do Instituto, pois sabemos que melhorará a vida das pessoas e da comunidade.”

Já o projeto Litro de Luz tem por objetivo envolver todos os moradores para que estes sejam os próprios agentes de transformação da comunidade. “Por meio da parceria com a EDP, expandimos nossa atuação para o Espírito Santo, o que significa mais um passo importante na trajetória da organização no Brasil”, explica a presidente da organização social, Laís Higashi.