Guia Gessulli

Vibra faz parceria com ZEG Biogás no mercado de biometano

Redação com informações de Money Times
31-Ago-2021 16:57

A Vibra Energia (BRDT3), antiga BR Distribuidora, firmou parceria, no dia 30 de agosto, com a ZEG Biogás para o desenvolvimento conjunto do mercado de biometano, que nada mais é que um gás oriundo do biogás, redutor de gases poluentes na atmosfera.

Conforme as informações repassadas ao mercado, o acordo de cooperação entre as empresas busca impulsionar o desenvolvimento de tal mercado no Brasil, levando aos produtores soluções tecnológicas para a fabricação de biometano a partir de subprodutos do processo industrial que origina o etanol.

O plano combinado entre as duas empresas no segmento de biometano deve funcionar da seguinte maneira:

A expertise da ZEG na produção de biometano, com tecnologia própria que conta com a melhor solução em biodigestor para vinhaça do mundo, e do outro, a capacidade da Vibra de acessar os principais produtores de açúcar e etanol do Brasil, que utilizará sua capacidade comercial para acelerar a introdução do biometano no mercado.

“A Vibra pretende viabilizar para as mais de 300 usinas de etanol pertencentes aos 60 grupos industriais com os quais se relaciona uma solução ambientalmente adequada que, a partir da vinhaça e efluentes de seus processos produtivos, contribui para melhoria na produtividade do solo, com a consequente melhora dos resultados operacionais das usinas”, destaca o comunicado.

O biometano é um combustível totalmente renovável e que pode substituir diversos combustíveis fósseis como o gás natural, óleo combustível, diesel e GLP — o gás presente nos botijões.

O mercado potencial do produto no Brasil é superior a 10 bilhões de metros cúbicos por ano, o que equivale a um terço da demanda atual por gás natural no país.

A ZEG é uma empresa especializada na produção e comercialização de biogás e biometano, possuindo know-how na estruturação de projetos para destinação de biogás de aterros sanitários e agroindústrias, incentivando o mercado de energia renovável e biocombustíveis no Brasil.

Já a Vibra está construindo seu caminho rumo a uma transição para fontes energéticas mais limpas e renováveis e vê um enorme potencial no desenvolvimento do mercado de biometano no país, alinhado à implementação de uma forte agenda ESG.

Nesta semana, a Vibra também anunciou a criação da maior comercializadora de etanol do Brasil, via joint venture (companhia compartilhada) com a Copersucar.

Prédios públicos em municípios de SP e PR adotam o uso de energia solar, biomassa, eólica e pequenas centrais hidrelétricas estimando economia de R$ 2 milhões por ano
Redução de CO2

Na expectativa de reduzir milhares de toneladas de CO2

Com transmissão ao vivo, AveSui 2022 será lançada oficialmente nesta quarta-feira (20/10) em Medianeira, PR