Eólica

Vestas fornecerá turbinas eólicas para novo parque eólico em Pernambuco

O novo empreendimento de energia eólica na região de Pernambuco contará com 19 turbinas V150-4,5MW que a Vestas fornecerá e instalará na região

Vestas fornecerá turbinas eólicas para novo parque eólico em Pernambuco

A Vestas garantiu um pedido de 19 turbinas eólicas de 86 MW para empresa de energias renováveis ??PEC Energia. O parque eólico Serra das Vacas, no estado de Pernambuco será contemplado com os modelos de turbinas V150-4,5MW. Os aerogeradores serão produzidos localmente sob as regras do FINAME do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Parque de energia eólica está planejado para ser construído em meados de 2024

A entrega e o comissionamento das turbinas eólicas estão planejadas para 2024. A Vestas também atenderá a parte de manutenção de todas as turbinas eólicas por um período igual ou maior de 25 anos. Com este projeto, a Vestas supera a marca de 7 GW de entrada de pedidos no Brasil para aerogeradores de plataforma de 4 MW desde 2018.

“Estamos satisfeitos com esta primeira colaboração com a PEC Energia. Temos uma perspectiva de que o histórico comprovado de nossa plataforma de 4 MW combinado com o contrato de serviço de longo prazo fornecerá a certeza de que o mercado brasileiro precisa para impulsionar os negócios de seus clientes em uma ampla gama de indústrias com energia confiável, competitiva e sustentável.”, disse o presidente da Vestas Latin America, Eduardo Ricotta.

Controladora da PEC Energia planeja aumentar seu portfólio com novos parques de energia eólica em diversos estados brasileiros

A Engeform Energia Renovável, controladora da PEC Energia, está desenvolvendo um portfólio de 11 GW de projetos eólicos espalhados pelo Brasil.

“Graças a este acordo com a Vestas, esperamos construir e operar nossos melhores projetos para entregar aos nossos clientes corporativos a fonte de energia mais competitiva do Brasil”, disse Gilberto Feldman, presidente e acionista da Engeform Energia Renovável. No Japão, a Vestas garantiu um pedido de 29 MW com a Shimizu Corporation para o projeto do parque eólico Makikawa Masaki na província de Ehime.

De propriedade da GF Corporation e JR East Energy Development, o projeto será construído pela Shimizu Corporation e contará com oito turbinas eólicas V105-3,45MW no modo de operação de 3,6MW. A entrega das turbinas para o Parque Eólico Makikawa Masaki começará no primeiro trimestre de 2025, com comissionamento programado para o quarto trimestre de 2025.

Fábrica da Vestas em Aquiraz atinge marca de 4GW em turbinas eólicas

A fábrica da Vestas em Aquiraz (a 32 km de Fortaleza) atingiu a marca simbólica de 4 GW em turbinas eólicas da plataforma 4 MW, após três anos de operação. Segundo a empresa, um quarto desse total foi produzido somente nos últimos oito meses.

Desde que começou a operar a fábrica da gigante dinamarquesa do setor eólico em Aquiraz já produziu 953 aerogeradores dos modelos V150 4.2 MW e V150 4.5 MW. Os 4GW de capacidade, adicionados à matriz energética brasileira pela unidade fabril cearense, correspondem a 2,5% do total produzido pela empresa em 87 países. A Vestas emprega em sua fábrica no Ceará um total de 126, de um total de 29 mil colaboradores ao redor do mundo.