Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Parcerias

Vestas e European Energy fecham acordo de 94,5 MW para dois projetos em Pernambuco

Pedido é resultante do leilão de energia nova A-6, realizado em 2017

Vestas e European Energy fecham acordo de 94,5 MW para dois projetos em Pernambuco

A Vestas, líder global em soluções sustentáveis, recebeu um pedido da European Energy, em parceria com a Eólica Tecnologia, para o fornecimento de 94,5 MW em turbinas eólicas. O empreendimento contempla a instalação de aerogeradores nos projetos Ouro Branco e Quatro Ventos, ambos em Pernambuco.

O pedido é resultante do leilão de energia nova A-6, realizado em 2017. A energia gerada será adicionada à rede de distribuição elétrica no mercado regulado, possibilitando assim o acesso aos consumidores cativos do sistema interligado nacional à energia limpa proveniente da fonte eólica. O acordo também prevê serviços de operação e manutenção feitos pela Vestas para os próximos dez anos, com possibilidade de renovação por mais dez, em regime full scope service com garantia de disponibilidade baseada em energia (AOM4000).

Ao todo, serão instaladas 21 turbinas com Modo de Potência Otimizado de 4.5 MW para a V150-4.2 MW e estes serão dos primeiros projetos no Brasil a contar com este modelo. Ele faz parte da plataforma 4 MW da Vestas, com dez anos de evolução a partir de uma tecnologia já validada. Os aerogeradores têm torres com 120 metros de altura e pás com 73,7 metros de comprimento.

“Os projetos terão turbinas eólicas com a mais recente tecnologia da plataforma 4 MW da Vestas. Elas são totalmente adaptadas para extrair todo o potencial dos ótimos ventos de Pernambuco e transformá-los em energia limpa para uso da população. O estado será o quinto a ter este modelo de turbinas, que representam o estado da arte no que tange a equipamentos eólicos. É mais um exemplo da força do setor eólico brasileiro”, afirma Eric Gomes, diretor de Vendas da Vestas no Brasil.

“Este pedido reforça o compromisso da European Energy com o crescimento do mercado de energia renovável no Brasil e com o desenvolvimento econômico dos municípios de Poção e Macaparana. Com este projeto vamos trazer ao Brasil a longa experiência da European Energy com projetos eólicos e ampliar nossa atuação no país. Estamos otimistas com as oportunidades do setor em 2021 e com as parcerias que estamos desenvolvendo nele.”, afirma Jens-Peter Zink, Vice-Presidente Executivo da European Energy.

A entrega das turbinas eólicas está prevista para metade de 2022 e o comissionamento deve ocorrer no final desse ano.