Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia

Vending machine terá carros elétricos na China

Tudo será feito por meio de um aplicativo de compras

Vending machine terá carros elétricos na China

Qualquer morador de metrópole já está acostumado a esbarrar com as máquinas automáticas que vendem guloseimas, livros e até produtos de beleza. Nesse sistema, você tem uma vitrine de produtos em que basta escolher apertando um botão e inserindo o dinheiro. De maneira rápida e sem nenhum atendente, você garante o lanche da tarde no metrô, por exemplo. Agora, o grande grupo chinês Alibaba está propondo aproveitar esse conceito para a compra de automóveis, inclusive de elétricos.

A tecnologia funcionará da seguinte maneira: o cliente vai escolher o modelo, cor, inserir informações básicas, tirar uma selfie e enviar o pedido. Simples assim. Tudo será feito pelo aplicativo de compras Taobao (conhecido como o mercado livre chinês) e, posteriormente, o consumidor vai retirar seu veículo na vending machine, que será liberado após realizar o reconhecimento facial.

Ele ainda terá três dias para testar o veículo e a compra pode ser feita pelo próprio celular. Cada cliente será limitado a realizar cinco testes a cada dois meses -, para garantir que o sistema não seja usado como um serviço gratuito de aluguel de carros. Inclusive, em 2014, a fabricante de automóveis Kandi Technologies, também na China, implementou uma ideia parecida quando instalou uma vending machine para aluguel de carros elétricos na cidade de Hangzhou, próxima de Xangai.

A proposta agora da Alibaba é também fornecer automóveis elétricos e, para isso, já firmou um acordo para comercializar os modelos da Ford. Segundo a própria fabricante norte-americana, em um evento recente realizado na China, serão lançados 15 veículos elétricos até 2025 no país asiático.