Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biocombustíveis

V Fórum do biogás debate desafios para o desenvolvimento no brasil

Evento acontecerá dia 31 de outubro e 1º de novembro em São Paulo

V Fórum do biogás debate desafios para o desenvolvimento no brasil

O V Fórum do Biogás, considerado o maior evento sobre biogás do Brasil, reunirá representantes de todos os setores da cadeia de produção, aproveitamento e beneficiamento do segmento, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, em São Paulo. Além de incentivar momentos de networking e troca de conhecimento, o Fórum do Biogás, promovido pela Associação Brasileira do Biogás e do Biometano (ABiogás), tem como principal objetivo a inserção definitiva do biogás e do biometano na matriz energética brasileira.

Durante a programação, executivos, palestrantes e especialistas vão abordar os avanços e expectativas do Biogás no Brasil, as evoluções do Renovabio, a geração distribuída a partir do biogás, uso do biometano na mobilidade, as políticas estaduais de incentivo, as opções de financiamento, além de como foi a implementação da maior planta de biodigestão do mundo para geração de energia elétrica. Nesta edição, a American Biogas Council (ABC) estará presente e fará uma apresentação sobre o impacto das políticas RFS e LCFS no mercado de biometano norte-americano.

Alessandro Gardemann, presidente da ABiogás, comemora a realização de mais uma edição do Fórum do Biogás e a relevância do evento. “Reunir em um mesmo lugar os atores mais importantes do biogás é uma oportunidade incrível. É através dessa interação que conseguimos, a cada ano, evoluir e desenvolver ainda mais o setor de biogás e biometano”, destacou o executivo.

O biometano é um recurso chave para o RenovaBio, uma vez que atende os objetivos e diretrizes da política, possui a menor pegada de carbono e elevada competitividade frente aos combustíveis fósseis, promovendo sustentabilidade com redução de emissões e ampliação da matriz energética brasileira. Somente no setor de biometano, o Brasil apresenta um potencial de produção de 78 milhões de metros cúbicos por dia com resíduos desperdiçados, o suficiente para substituir 47% do óleo diesel consumido no país, com potencial de redução de 74% das emissões deste combustível. Tudo com produção nacional, descentralizada, com alto percentual de conteúdo local no processo produtivo e a preços competitivos. Para abordar o tema com profundidade e detalhamento, o V Fórum do Biogás receberá representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), da consultoria especializada em açúcar e etanol Datagro, além da participação de Alessandro Gardemann, presidente da Associação. A mediação ficará por conta de José Mauro Coelho, Diretor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Em um segundo momento, executivos da American Biogas Council (ABC), da canadense Greenlane e do Departamento para Comércio Internacional do Reino Unido apresentarão os mercados de biogás/biometano em seus países e como os governos incentivam esta forma de energia/combustível.

Ganhadora do leilão de energia nova A-5 em 2016, a Raízen contará como acontece a implementação da maior planta de biodigestão do mundo para geração de energia elétrica. A empresa deve colocar a usina Bonfim, térmica a biogás de 21 MW negociada no leilão, para operar em 2019.

O uso do biometano no transporte também será abordado com iniciativas de sucesso. A New Holland apresentará o seu trator a biometano. Apresentado em primeira mão no Brasil, o modelo ainda está sendo testado, mas já mostra as boas intenções da empresa para o segmento no Brasil. “Imaginamos que daqui a aproximadamente dois anos, a New Holland terá um produto movido a biometano comercial sendo lançado onde haja uma malha de produção de gás que já esteja bem estabelecida”, destaca Nilson Righi, Gerente de Produto e Marketing.

Em agosto, a Scania Brasil anunciou a chegada das novas motorizações com os combustíveis alternativos e mais sustentáveis de GNV/biometano e bioetanol. Chamados de a Nova Geração de caminhões, eles começaram a ser vendidos em novembro e com entrega em 2019 e reforçam o papel de vanguarda adotado pela empresa. “Vamos continuar investindo em produtos com combustíveis alternativos que, de fato, comprovem sua viabilidade econômica, além da contribuição ambiental”, destaca Silvio Munhoz, diretor comercial.