Energia Renovável

Usina solar em galpão logístico é inaugurada em São Paulo

Painéis solares instalados em CD operado pela Comfrio em Guarulhos produzirão energia de forma sustentável reduzindo as emissões de CO2

24-Nov-2021 07:51

A Comfrio, maior empresa de inteligência em soluções logísticas da América Latina para a cadeia de alimentos e do agronegócio, e a GLP, uma das líderes globais em gestão de investimentos em real estate, infraestrutura, logística e tecnologias relacionadas, acabam de inaugurar usina solar com 205 kWp de potência contribuindo para ampliar a sustentabilidade da operação logística para a indústria alimentícia.

Localizada no parque logístico GLP Guarulhos I, onde a Comfrio opera CD de 6 mil m², a usina produzirá energia de forma sustentável para operações logísticas de empresas atuantes no setor de alimentos. A usina responderá pela geração de, em média, 236,8 MWh por ano, o equivalente ao consumo médio anual de 1.560 residências. De acordo com a fabricante dos painéis, a nova fonte de energia permitirá que se deixe de emitir 75 toneladas de CO2 ao longo dos próximos 25 anos.

“Com a nova usina, contribuímos para a maior sustentabilidade da indústria alimentícia, ao mesmo tempo em que comprovamos que nossa missão vai além de cuidar do alimento do Brasil e se estende a iniciativas de impacto positivo no meio ambiente”, diz Sidney Catania, CEO da Comfrio. “Sabemos que é possível obter desenvolvimento econômico de forma sustentável e com o menor impacto possível. Com esse projeto, mostramos que também agimos nesse sentido”, completa.

Para concretizar a iniciativa, a Comfrio escolheu o parque logístico GLP Guarulhos I, por conta das suas características únicas. Além de oferecer cobertura de galpão preparada para a instalação dos painéis solares, o condomínio de 426 mil m² segue o padrão de desenvolvimento da GLP e cumpre com os critérios da certificação LEED, criada pelo U.S. Green Building Council para atestar práticas de construção sustentáveis. O parque também adota soluções para menor consumo de recursos naturais, que reduzem em até 60% a demanda por energia elétrica e água.

Segundo Mauro Dias, presidente da GLP no Brasil, a geração de energia solar em parceria com locatários dos galpões é uma ação que beneficia empresas, seus clientes e a sociedade como um todo. “Dois dos principais compromissos da GLP são: oferecer soluções para que os nossos clientes atinjam seus objetivos de eficiência logística e contribuir de maneira positiva nas comunidades onde operamos”, comenta. “A usina fotovoltaica do GLP Guarulhos I, a segunda em um parque da GLP no país, é um exemplo de solução que combina ambos os compromissos”, completa.

Globalmente, a GLP tem 2,4 milhões de m² de painéis solares instalados nas coberturas dos seus empreendimentos, que produzem mais de 224 MW.

Usina de biogás em Macaé transforma lixo em energia
30 de Junho de 2022
Energia Limpa

Usina de biogás em Macaé transforma lixo em energia