AveSui
Energia Renovável

Usina solar em galpão logístico é inaugurada em São Paulo

Painéis solares instalados em CD operado pela Comfrio em Guarulhos produzirão energia de forma sustentável reduzindo as emissões de CO2

24-Nov-2021 07:51

A Comfrio, maior empresa de inteligência em soluções logísticas da América Latina para a cadeia de alimentos e do agronegócio, e a GLP, uma das líderes globais em gestão de investimentos em real estate, infraestrutura, logística e tecnologias relacionadas, acabam de inaugurar usina solar com 205 kWp de potência contribuindo para ampliar a sustentabilidade da operação logística para a indústria alimentícia.

Localizada no parque logístico GLP Guarulhos I, onde a Comfrio opera CD de 6 mil m², a usina produzirá energia de forma sustentável para operações logísticas de empresas atuantes no setor de alimentos. A usina responderá pela geração de, em média, 236,8 MWh por ano, o equivalente ao consumo médio anual de 1.560 residências. De acordo com a fabricante dos painéis, a nova fonte de energia permitirá que se deixe de emitir 75 toneladas de CO2 ao longo dos próximos 25 anos.

“Com a nova usina, contribuímos para a maior sustentabilidade da indústria alimentícia, ao mesmo tempo em que comprovamos que nossa missão vai além de cuidar do alimento do Brasil e se estende a iniciativas de impacto positivo no meio ambiente”, diz Sidney Catania, CEO da Comfrio. “Sabemos que é possível obter desenvolvimento econômico de forma sustentável e com o menor impacto possível. Com esse projeto, mostramos que também agimos nesse sentido”, completa.

Para concretizar a iniciativa, a Comfrio escolheu o parque logístico GLP Guarulhos I, por conta das suas características únicas. Além de oferecer cobertura de galpão preparada para a instalação dos painéis solares, o condomínio de 426 mil m² segue o padrão de desenvolvimento da GLP e cumpre com os critérios da certificação LEED, criada pelo U.S. Green Building Council para atestar práticas de construção sustentáveis. O parque também adota soluções para menor consumo de recursos naturais, que reduzem em até 60% a demanda por energia elétrica e água.

Segundo Mauro Dias, presidente da GLP no Brasil, a geração de energia solar em parceria com locatários dos galpões é uma ação que beneficia empresas, seus clientes e a sociedade como um todo. “Dois dos principais compromissos da GLP são: oferecer soluções para que os nossos clientes atinjam seus objetivos de eficiência logística e contribuir de maneira positiva nas comunidades onde operamos”, comenta. “A usina fotovoltaica do GLP Guarulhos I, a segunda em um parque da GLP no país, é um exemplo de solução que combina ambos os compromissos”, completa.

Globalmente, a GLP tem 2,4 milhões de m² de painéis solares instalados nas coberturas dos seus empreendimentos, que produzem mais de 224 MW.

Empresa de alimentos investe R$ 150 milhões em usina de geração de energia com biomassa
01 de Dezembro de 2021
Debêntures verdes

Unidade vai gerar energia térmica a partir da palha do arroz; empresa criou uma nova subsidiária, a Camil Energia Renovável