Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Escócia

Usina eólica flutuante ganha primeira bateria de armazenamento

A solução foi instalada no parque Hywind Scotland: o primeiro parque eólico offshore flutuante do mundo

Usina eólica flutuante ganha primeira bateria de armazenamento

Gerar energia eólica nos oceanos será ainda mais produtivo. Isso porque foi desenvolvida a primeira bateria capaz de armazenar este tipo de energia. A solução foi instalada no parque Hywind Scotland: o primeiro parque eólico offshore flutuante do mundo, localizado a 25 quilômetros da costa de Peterhead, na Escócia.

A solução foi apresentada em parceria pelas empresas Equinor e Masdar, multinacionais do setor de energia. Usando cabos, elas vão transportar a eletricidade produzida até uma subestação em terra, onde as baterias de 1 MW serão conectadas à rede. A capacidade da bateria, chamada de Batwind, é equivalente a mais de 128 mil iPhones.

“Para tornar a energia renovável mais competitiva e integrar ainda mais renováveis à rede, precisaremos encontrar novas soluções inteligentes para seu armazenamento, a fim de fornecer energia consistente. Como fazer isso de uma maneira inteligente e criadora de valor é o que pretendemos aprender com o Batwind”, diz Sebastian Bringsvaerd, Gerente de Desenvolvimento da Hywind e da Batwind.

Perspectivas

De acordo com relatório recente da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), os custos de instalação de sistemas de armazenamento de bateria podem cair em dois terços (66%) até 2030.

A solução de armazenamento do Batwind funciona, em muitos aspectos, como um depósito de energia. A Equinor e a Masdar testarão onde construir o armazém, quão grande deve ser e como executar a logística.

“Embora existam muitos produtos e soluções de armazenamento de energia no mercado, as soluções de software de bateria são menos desenvolvidas. Queremos ensinar quando a bateria deve segurar e armazenar eletricidade e quando enviar para a rede. Será realmente emocionante ver como podemos desenvolver a bateria combinada e a solução de software e tornar a Batwind o mais inteligente possível”, diz Bringsvaerd.

O trabalho intelectual inclui várias fontes de dados, como previsões do tempo, preços de mercado, cronogramas de manutenção, padrões de consumo e serviços de rede.

“A digitalização é um fator-chave aqui. Quanto mais alimentamos o sistema de gerenciamento de energia Batwind com dados, mais inteligente ele fica. Além disso, a bateria pode ser usada para outras fontes de energia renovável, incluindo a solar e a eólica onshore (em terra). Acreditamos que isso ampliará o mercado para todas as fontes de energia renováveis”, diz Bringsvaerd.