AveSui Biocombustível Bioenergia Biomassa América Latina Comentário B&B Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Geral Insumos Meio Ambiente Pesquisa e Desenvolvimento Sustentabilidade Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Biogás

Usina em aterro sanitário vai transformar lixo em energia limpa para 13 mil famílias em Minas Gerais

A usina de biogás construída na Grande BH tem capacidade de produção de 1,8 milhão de kWh por mês

Redação com informações de BHAZ
14-Abr-2022 08:22

Uma parceria entre a startup mineira Metha Energia e a empresa italiana Asja promete gerar energia limpa a partir do lixo acumulado em um aterro sanitário, favorecendo 13 mil residências em Minas Gerais. A usina de biogás construída na Grande BH tem capacidade de produção de 1,8 milhão de kWh por mês e busca reduzir a emissão de mais de 105 mil toneladas de CO2 na atmosfera a cada ano.

Esta é a primeira vez que a energia gerada em aterros sanitários do país será destinada para o consumidor residencial. Com a iniciativa, a Metha, que atua no ramo de geração distribuída de energia limpa, vai poder proporcionar descontos de até 15% na conta de luz para ainda mais clientes.

Os consumidores interessados podem fazer o cadastro neste link. O serviço é gratuito, regulamentado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), e não requer alterações na instalação elétrica e nem aquisição de equipamentos.

Como funciona?

Segundo a startup mineira, as usinas de biogás da Asja funcionam 24 horas por dia e, a cada ano, evitam a emissão de 473.300 toneladas de CO2, além de poupar o gasto de 74.400 barris de petróleo.

Todo o processo começa pela decomposição natural do lixo, que produz o biogás. Este biogás é captado e transformado em energia elétrica, enquanto o chorume é drenado para uma estação de tratamento. Agora, parte dessa produção de energia será destinada também ao consumidor residencial.

Terminado o processo na usina, a Metha Energia entra em ação por meio do sistema de geração distribuída. A energia limpa é então injetada na rede de distribuição do sistema elétrico, o que resulta em créditos junto à Cemig (Companhia de Energia de Minas Gerais).

Esses créditos são transferidos para os clientes cadastrados no serviço da startup e transformados em descontos de até 15% na conta de luz. O empreendimento vai se juntar às outras 27 usinas de geração de energia limpa operacionalizadas com o apoio da empresa.

As cinco usinas do grupo Asja Brasil estão localizadas em Belo Horizonte, Uberlândia, Sabará, Jaboatão dos Guararapes (Pernambuco) e João Pessoa (Paraíba). Juntas, elas têm 46 MW de capacidade instalada e produzem energia elétrica a partir de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) de 8 milhões de habitantes.

As empresas

A Metha Energia, fundada em 2018, atua conectando produtores de energia limpa ao consumidor final. Na prática, a empresa criou um serviço de energia 100% digital que proporciona até 15% de desconto na conta de luz dos clientes, sendo que mais de 75 mil pessoas já se cadastraram na plataforma.

A italiana Asja é uma empresa internacional de produção de energia renovável que utiliza as fontes eólica, fotovoltaica e o biogás. Líder no campo das usinas de aproveitamento energético de biogás de aterro sanitário, a multinacional atua no Brasil desde 2005.

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade