Energia Limpa

Usina de biogás em Macaé transforma lixo em energia

Macaé converte o gás metano, tóxico para a atmosfera, em energia limpa. Inauguração da usina faz parte do Mês do Meio Ambiente

Redação com informações de Diário do Porto
30-Jun-2022 08:59

Foi inaugurada nesta semana a Usina de Biogás de Macaé, que funciona dentro do complexo industrial do Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), localizado a 25 km da área central, às margens da BR-101. No local é gerada energia elétrica pelo reaproveitamento do biogás produzido pelo lixo do município.

A inauguração fez parte das atividades do “Mês do Meio Ambiente” e integra as comemorações pelo aniversário de 209 anos de Macaé, no fim de julho. Os 30 poços de biogás instalados no entorno do CTR vão gerar energia limpa capaz de abastecer cerca de 4 mil residências. A Usina de Biogás de Macaé é uma das três do gênero em funcionamento no Estado do Rio de Janeiro.

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, ressalta que esse projeto é resultado dos esforços em desenvolver novas tecnologias para melhorar a economia da região. “Em Macaé há um trabalho intenso atrás de novas tecnologias. Buscamos sempre o desenvolvimento econômico para a chegada de novas empresas, e a consequente geração de empregos. É fundamental que o município tenha uma atratividade cada vez maior, para o empresariado poder investir aqui. Isso está acontecendo de uma maneira muito forte e até surpreendente”, conclui o prefeito da cidade no nordeste fluminense.

Impactos ambientais da nova Usina em Macaé

O Secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal de Macaé, José Vasconcelos de Luna Júnior, explica que a inauguração aconteceu após a realização de testes. “O projeto estava em fase experimental. Agora essa ferramenta está funcionando. Aqui se gera economia e o ambiente é cuidado de forma responsável”, afirma.

Já o diretor do CTR, Schulim Berger, detalha o funcionamento da Usina de Biogás. “A nossa pequena central termoelétrica gera energia por meio do gás metano. Na atmosfera, o metano causa o efeito estufa. Nós captamos esse metano e geramos energia. O lixo realmente se transforma em energia”, declara.