Guia Gessulli
AveSui Biocombustível Bioenergia Biomassa América Latina Comentário B&B Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Geral Insumos Meio Ambiente Pesquisa e Desenvolvimento Sustentabilidade Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Sustentabilidade

União Europeia publica novos objetivos para proteger as florestas

Redação com informações de Diario Turismo
19-Jul-2021 09:55

A Comissão Europeia publicou na última sexta-feira (16) um esboço de propostas sobre como melhorar a saúde das florestas da Europa e aproveitar sua capacidade de lutar contra as mudanças climáticas, inclusive por meio de metas legalmente vinculantes para restaurar ecossistemas degradados.

Isso aconteceu dias depois que a Comissão revelou um pacote abrangente de políticas climáticas da União Europeia, incluindo metas obrigatórias para os países cultivarem florestas, turfeiras e outros “sumidouros de carbono” naturais que sugam CO2 da atmosfera.

A Comissão disse na sexta-feira que iria propor metas legalmente vinculativas para restaurar ecossistemas florestais danificados na Europa, e desenvolver um sistema exigindo que os países rastreiem dados sobre a saúde de suas florestas, coletados de fontes que incluem monitoramento terrestre.

O objetivo seria ajudar os países a responder às pressões enfrentadas pelas florestas da Europa – incluindo a demanda por combustível de biomassa usado para produzir energia e os impactos das mudanças climáticas, como novos padrões de incêndios florestais ou aumento da probabilidade e disseminação de pragas.

Se bem administradas, as florestas também podem ajudar as regiões a lidar com os impactos das mudanças climáticas, absorvendo o excesso de chuva e resfriando a área circundante durante os períodos de alto calor.

Mas os defensores do meio ambiente disseram que os planos não conseguiram lidar com o impacto nas florestas da UE da demanda por energia de biomassa – como pellets de madeira e cavacos.

A Comissão propôs na semana passada regras de sustentabilidade mais rígidas para usinas de biomassa para tentar garantir que a madeira seja queimada apenas para energia como último recurso. ONGs disseram que a proposta não foi longe o suficiente.

As indústrias de base madeireira sustentam cerca de 3,6 milhões de empregos na UE, e alguns grupos que representam proprietários de florestas e agricultores disseram na sexta-feira que o plano do bloco não ofereceu clareza sobre o apoio econômico ao setor.

Assuntos do Momento

Mais assuntos do momento
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade