Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ação

União Europeia estimula eficiência energética na indústria

7ª missão da Low Carbon Business Action in Brazil (LCBA), programa da União Europeia que busca contribuir com a redução das emissões de carbono

A 7ª missão da Low Carbon Business Action in Brazil (LCBA), programa da União Europeia que busca contribuir com a redução das emissões de carbono, reunirá em São Paulo, durante quatro dias, 40 pequenas e médias empresas brasileiras e europeias para discutir alternativas eficientes de energia para a indústria. O evento ocorre entre 19 e 22 de junho e inclui em sua programação visitas à FEIMAFE, feira de máquinas-ferramenta e sistemas integrados de manufatura (realizada no Expo Center Norte).

A missão promove a formalização de Acordos de Cooperação e Parceria (CPA em inglês) entre essas empresas, que atuam no setor de eficiência energética e que fornecem soluções e serviços para a indústria. Estes encontros permitem a troca de conhecimento sobre processos e produtos inovadores que possam ser adotados por companhias brasileiras, principalmente, gerando impactos positivos de produtividade, desenvolvimento econômico e ambiental.

O objetivo é que essas tecnologias de baixo impacto ambiental sejam difundidas no mercado por meiode joint-ventures, projetos de investimentos e de representações comerciais, entre outras modalidades de negócios  Em uma segunda fase, a começar no segundo semestre de 2017, a Low Carbon Business Action in Brazil prestará Assistência Técnica para o desenvolvimento das 80 melhores CPAs firmadas em 2016-2017, com auxílio de 30 a 70 mil euros por parceria firmada.

Ainda este ano, o programa terá outras duas missões nos setores de Energias Renováveis (solar, fotovoltaica, biogás, eólica e biomassa), Gestão de Resíduos Sólidos e Agricultura de baixo carbono.

A Low Carbon Business Action in Brazil foi iniciada em agosto de 2016 e já promoveu seis missões empresariais entre PMEs do Brasil e Europa. A Ação reuniu um total de 239 empresas, sendo 147 do Brasil e 92 dos 28 estados membros da UE. Nestes encontros, foram firmados 417 acordos de cooperação entre os participantes.

A LCBA possui um Comitê Diretivo composto por entidades nacionais, públicas e privadas, tais como Sebrae, CNA, CNI, Febraban, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Ministério do Meio Ambiente, e pelas Diretorias Gerais da Comissão Europeia – DG Growth e DG Clima.  Para participar das missões empresariais, com custos financiados pela União Europeia, as empresas podem se inscrever no website http://www.lowcarbonbrazil.com/.