Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

União Europeia abre mercado de sementes de milho e forrageiras para o Brasil

A União Europeia aprovou o sistema brasileiro de controle de sementes, nesta terça-feira (19/04). Na prática, isso autoriza a exportação, inicialmente, de sementes de milho e de forrageiras.

União Europeia abre mercado de sementes de milho e forrageiras para o Brasil

A União Europeia aprovou o sistema brasileiro de controle de sementes, nesta terça-feira (19/04). Na prática, isso autoriza a exportação, inicialmente, de sementes de milho e de forrageiras. Uma comitiva europeia esteve em Minas Gerais e no Distrito Federal, nas últimas semanas, e avaliaram que os produtores têm condições de manter a pureza das sementes da mesma forma que a Europa.

O Brasil obteve o certificado de equivalência, documento exigido pela UE que comprova que o Brasil tem um controle equivalente ao da Europa. De acordo com o diretor do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas do Mapa, André Peralta uma norma específica detalhando às empresas quais são as exigências da UE será publicada neste semestre, para que as exportações sejam iniciadas.

As sementes brasileiras não se adaptam a climas temperados como os da Europa. Por esse motivo, durante o inverno, os países da UE vão enviar uma pequena parcela de sementes de milho, aveia preta e azevém para que o Brasil possa multiplicá-las e exportá-las para os países do bloco. A aveia preta e o azevém são espécies usadas como forrageiras e cobertura verde.