AveSui Biocombustível Bioenergia Biomassa América Latina Comentário B&B Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Geral Insumos Meio Ambiente Pesquisa e Desenvolvimento Sustentabilidade Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Biometano

UEMS/Mundo Novo tem projeto de R$ 674 mil aprovado no edital MS Carbono Neutro

O projeto, que será coordenado pelo professor Dr. Leandro Fleck, obteve nota final de 9,70 e garantiu a maior pontuação dentre todas as propostas aprovadas, além disso teve o segundo maior recurso financeiro obtido

Redação, com informações do governo MS
24-Jan-2022 09:48

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Mundo Novo, teve R$ 674 mil aprovados para o projeto “Indicadores de Redução de Gases de Efeito Estufa na Purificação de Biogás no Estado de Mato Grosso do Sul”, na Chamada da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) n° 18/2021 – MS Carbono Neutro. 

O projeto, que será coordenado pelo professor Dr. Leandro Fleck, obteve nota final de 9,70 e garantiu a maior pontuação dentre todas as propostas aprovadas, além disso teve o segundo maior recurso financeiro obtido, entre os onze projetos aceitos. 

O edital teve como objetivo selecionar e apoiar projetos de pesquisa e inovação que contribuam efetivamente para a neutralização das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no Estado de Mato Grosso do Sul, a serem executados em parceria entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e Empresas que executam atividades de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), sediadas no Estado de Mato Grosso do Sul.

Externamente, o projeto contará com o apoio da empresa AgriSoluções Comércio Atacadista de Insumos Agrícolas Ltda, sediada em Mundo Novo-MS e representada pelos sócios-diretores Eng. Agr. Bruno Aparecido Fronk e Eng. Agr. Thiago Martins dos Santos, o que representa uma parceria público privada inédita na região. 

A execução do projeto está diretamente alinhada às principais políticas públicas estaduais para gestão ambiental, dentre as quais, o Plano Estado Carbono Neutro em 2030, apresentado pelo Estado de Mato Grosso do Sul na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) e o Mapa Estratégico de Mato Grosso do Sul, que consiste em um Instrumento da Gestão que orienta a Gestão para Resultados no Estado. As ações desenvolvidas fornecerão ao Mato Grosso do Sul métricas que comprovam a adesão e comprometimento com as campanhas “Race to Zero” e “Under2° Coalition”, no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CQNUMC/UNFCCC), conforme previsto pelo Decreto n° 15.741, de 3 de agosto de 2021.

Para o prof. Dr. Leandro Fleck, a proposta aprovada evidencia e concretiza a importância da UEMS para a efetivação dos benefícios sociais das políticas públicas estaduais. “Estamos vivendo um cenário que orienta para ações pontuais e efetivas na redução da emissão de gases de efeito estufa. Precisamos criar indicadores com embasamento científico que norteiam corretamente as ações empresariais e estaduais a curto, médio e longo prazo. Para nós, pesquisadores da UEMS, contemplarmos a propostas aprovada, resulta em um sentimento de comprometimento e responsabilidade, em que temos ciência de que nossas ações não se restringem a formação de profissionais capacitados ao mercado de trabalho, mas também em sermos constantemente uma universidade promotora de entregas científicas e sociais de grande relevância”, destaca Fleck. 

Confira a lista de projetos aprovados em: https://www.fundect.ms.gov.br/wp-content/uploads/2021/12/06-RESULTADO-FINAL-CARBONO-NEUTRO.pdf 

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade