Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Negócio

UE aprova fusão de Siemens e Gamesa em energia eólica

Fusão combinará a força da empresa alemã em energia eólica offshore com a forte presença da Gamesa em mercados emergentes

UE aprova fusão de Siemens e Gamesa em energia eólica

A companhia de engenharia alemã Siemens e a espanhola Gamesa receberam aprovação incondicional de autoridades antitruste da União Europeia para criar o que será a maior fabricante mundial de turbinas eólicas, disse o órgão regulador de concorrência da UE nesta segunda-feira.

A fusão, que combinará a força da empresa alemã em energia eólica offshore com a forte presença da Gamesa em mercados emergentes, ocorre em meio a uma onda de consolidação na indústria de energia eólica à medida que as companhias tentam reduzir custos e continuar competitivas.

“A Comissão concluiu que a operação não cria nenhuma preocupação de competição porque uma série de concorrentes de confiança continuarão no mercado”, disse a Comissão Europeia, que fiscaliza a concorrência na UE.

O novo grupo terá uma capitalização de mercado de cerca de 10 bilhões de euros (10,7 bilhões de dólares), segundo analistas.

A Reuters reportou em 2 de março que o acordo seria aprovado incondicionalmente.