Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Fonte renovável

Uberlândia é a maior geradora de energia fotovoltaica do Brasil

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, município do Triângulo Mineiro gera 1,3% de toda a energia solar produzida no país.<br /> 

????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

Uberlândia é a cidade que mais gera energia elétrica fotovoltaica do Brasil. A informação foi divulgada no início de agosto pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), que informou que o município do Triângulo Mineiro ultrapassou o Rio de Janeiro (RJ), maior gerador até então.
O ranking foi atualizado a partir dos dados divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em julho de 2020. Veja abaizo como funciona e quais são as vantagens do sistema instalado em casas e estabelecimentos comerciais.
 

Ranking
 
Segundo o ranking da Absolar, Uberlândia tem 40,6 megawatts (MW) de potência instalada, o que representa 6,5% de toda a energia elétrica produzida a partir de fonte solar em Minas Gerais, e 1,3% da produção nacional. Esta energia gerada pelas unidades fotovoltaicas instaladas seria capaz de abastecer 12 mil casas com consumo médio de 400 KWh/mês.
A cidade do Triângulo Mineiro tem produção superior a de capitais que se destacam no setor como Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Brasília (DF) e Teresina (PI), que completam o ranking das cinco maiores produtoras.
Ainda conforme a associação, o município quase triplicou a capacidade de produção em um ano. Em julho de 2019, foram produzidos 14,8 MW e no mesmo mês de 2020 foram 40,6 MW. Somente entre junho e julho deste ano, a produção aumentou 36,2%.

De acordo com informações da Aneel, a potência instalada em Uberlândia é produzida em 2.675 unidades geradoras, e é distribuída para 3.323 unidades consumidoras. Os dados foram atualizados em 11 de agosto.