Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústrias

Troca de motores resultou em 42% de economia em fábrica da BRF

Empresa substituiu o motor elétrico do disco de corte, máquina usada para separar os diferentes cortes de carne.

 A BRF Brasil Foods, que detém as marcas Sadia e Perdigão, modernizou a unidade em Dois Vizinhos (PR) para reduzir o custo com energia elétrica e manutenção, além de cumprir exigências das boas práticas sanitárias estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para aumentar a eficiência energética da fábrica, a empresa substituiu o motor elétrico do disco de corte – máquina usada para separar os diferentes cortes de carne. A substituição do motor trouxe economia de energia de 42%, segundo a Brasil Foods.
O bom desempenho permite que o tempo de retorno do investimento seja de aproximadamente um ano e meio, levando em consideração somente a redução do custo de energia elétrica. As ações buscam aumentar a competitividade e a produção da companhia, com redução de custo, principalmente os energéticos.
A Brasil Foods optou por uma linha de motores da WEG voltada para as especificidades do setor alimentício e farmacêutico. Entre as etapas analisadas pela Weg estão a definição potencial de motores ineficientes, o diagnóstico das condições operacionais e o estudo de engenharia de aplicação. Após a substituição do motor, são realizadas medições para avaliar o resultado alcançado.
De acordo com a Brasil Foods, o equipamento possui alta eficiência e foi projetado para facilitar a higienização e limpeza do ambiente com água, possuindo um sistema completo de vedação. Além disso, o motor é pintado com uma tinta com propriedades antimicrobianas, que impede a proliferação de bactérias, garantindo a qualidade do processo.