Guia Gessulli
Evento

Três startups brasileiras estão na final global do Starter Business Acceleration

Final do programa global da EDP acontece no próximo dia 18, em formato virtual, e a startup vencedora garante prêmio de 50 mil euros

10-Nov-2020 09:40

Depois do recorde de candidaturas em 2020, o Starter Business Acceleration, programa mundial de aceleração de negócios com startups que oferecem soluções aplicáveis ao setor de energia, selecionou as nove finalistas globais. Idealizado pela EDP, empresa que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico, o concurso terá três representantes brasileiras na final: Energy Source, Nuveo Technologies e Plataforma Verde. A final do concurso acontece no próximo dia 18 em formato virtual e a startup vencedora garante um prêmio de 50 mil euros.

Neste ano, o programa recebeu 820 candidaturas de 74 países, sendo o Brasil um dos países com maior número de inscrições, com mais de 120 candidatos. Além das brasileiras, são finalistas as seguintes startups: Aerones (Letônia), Aplanet (Espanha), ClimaCell (Estados Unidos), EET (Dinamarca), YData (Portugal) e Yotta Energy (Estados Unidos). O Starter Business Acceleration teve módulos na América Latina, Europa e América do Norte.

Na grande final, as startups apresentarão suas soluções para as empresas do Grupo EDP, que detém uma capacidade instalada de 27GW - 74% dela provenientes de energias limpas (eólica, solar e hídrica)— e 12 milhões de clientes, e para duas utilities parceiras que integram o programa: a Verbund, maior fornecedora de eletricidade da Áustria; e a Turning Tables, empresa de inovação do grupo espanhol Cuerva.

As finalistas oferecem soluções alinhadas com temas prioritários para as utilities: energias limpas, soluções com foco no cliente, inovação digital, armazenamento de energia, redes inteligentes, inovação em processos internos e inovação de impacto.

"Tivemos um ano desafiador em todos os sentidos e, mesmo assim, podemos ver uma edição de excelência em nosso programa de aceleração. Além do recorde de inscrições, o nível e maturidade das startups participantes impressionou. Teremos uma final com soluções de alto nível e com alta aplicabilidade para o setor elétrico", destaca Andrea Salinas, diretora de Inovação e Ventures da EDP Brasil.

JBS cria piso ecológico a partir de plástico reciclado
02 de Março de 2021
Sustentabilidade

JBS cria piso ecológico a partir de plástico reciclado

Desenvolvido pela JBS Ambiental, produto conta com tecnologia inovadora para construção civil no país a partir da reciclagem de resíduos que eram destinados a aterros

Swift inicia compensação ambiental de 100% de suas embalagens
03 de Março de 2021
Negócios

Swift inicia compensação ambiental de 100% de suas embalagens

Empresa fechou parceria com a eureciclo, certificadora de logística reversa

AveSui2021_dentro
ABiogás é selecionada por incubadora global liderada por investidores para criar oportunidades de recuperação econômica sustentável
04 de Março de 2021
Economia

Fundo Garantidor do Biogás visa destravar cerca de US$ 100 milhões em investimentos, volume que pode financiar de 10 a 30 projetos

Mudança no clima: vamos liderar ou seremos perseguidos?
03 de Março de 2021
Meio Ambiente

Mudança no clima: vamos liderar ou seremos perseguidos?

Por Pedro de Camargo Neto, pecuarista e agricultor, consultor, Dr. Eng.-USP, ex Secretario de Produção e Comercio do MAPA, Ex Presidente da Sociedade Rural Brasileira

As baterias que podem tornar o petróleo coisa do passado
01 de Março de 2021
Inovação