Manutenção

Três pás gigantes de turbina eólica, de 61 metros e pesando 126 toneladas, caíram do navio enquanto realizava manutenção programada

O parque eólico que realizava manutenção programada é composto por 30 turbinas eólicas com capacidade total de 150 MW

A MPI Offshore, uma empresa de serviços de instalação offshore de propriedade de Van Oord, jogou acidentalmente na semana passada três pás de turbina eólica no mar, enquanto conduzia manutenção programada no parque eólico Ormonde de Vattenfall, no Mar da Irlanda, ao largo do Reino Unido.

De acordo com o relatório do incidente de Kingfisher, o navio de jack-up MPI Offshore NA semana passada se acostou ao lado da turbina eólica Ormonde B01 e derrubou três pás de turbina de 61 m pesando 126 toneladas no total, e uma ferramenta de fixação de lâmina pesando 3000-3100kg ao mar.

As pás de turbina eólica, que caíram do navio, estavam na água adjacente ao MPI Adventure

Um aviso aos marinheiros datado de 18 de outubro, dizia que: “as pás que caíram do navio estavam na água adjacente ao MPI Adventure perto do gerador de turbinas eólicas B01”, e que os detritos – fragmentos de fibra de vidro e parte da lâmina – haviam se fraturado de uma lâmina, com potencial para chegar à costa.

No momento do relatório, o MPI Adventure ainda estava no local, e estavam sendo tomadas providências para a implantação de boias marcadoras.

Um porta-voz de Vattenfall confirmou na sexta-feira (22), para o Engenheiro Offshore que houve um incidente no parque eólico durante a manutenção planejada:

“Um incidente durante a manutenção planejada no Parque Eólico Ormonde Offshore resultou em componentes caindo no mar. Ninguém ficou ferido, mas alertamos as autoridades competentes imediatamente e iniciamos uma investigação completa. Além de determinar o que aconteceu, nossa atenção está focada em garantir que quaisquer detritos no mar ou lavagem em terra seja limpo o mais rápido possível.”

As outras turbinas eólicas continuam operando normalmente

A Offshore Engineer entende que as outras turbinas continuam operando normalmente, mas que o MPI Adventure ainda está no local, esperando que uma pesquisa seja concluída antes que ela possa sair.

A empresa também emitiu um aviso ambiental, pedindo aos cidadãos para informarem sobre quaisquer descobertas de destroços da turbina.

“Eles não são perigosos, mas é melhor não tocar neles”, avisou.

O parque eólico offshore Ormonde está localizado no Mar da Irlanda, a 10 quilômetros de Barrow-In-Furness. O parque eólico foi totalmente comissionado no início de 2012. O parque eólico é composto por 30 turbinas eólicas repotenciais com capacidade total de 150 MW. As turbinas, de 5MW cada, cobrem uma área de 8,7 km2.