Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Lançamento

Toyota anuncia o primeiro veículo híbrido e flex do mundo

A divulgação do novo Corolla brasileiro foi feita no Palácio dos Bandeirantes

Toyota anuncia o primeiro veículo híbrido e flex do mundo

A Toyota anunciou nesta quarta-feira (17/04) na sede do Governo do Estado, o primeiro veículo do mundo equipado com propulsão híbrida flex.  Único veículo a contar com um motor elétrico e outro de tecnologia flexfuel, o novo Corolla será o automóvel movido a etanol mais eficiente do Brasil e o híbrido mais limpo do mundo.

Estudos realizados pela Toyota do Brasil apontam que o híbrido flex, quando abastecido com etanol, possui um dos mais altos potenciais de abatimento da emissão de CO 2. Isso ocorre ao longo do ciclo de vida do etanol, desde que o biocombustível é extraído da cana-de-açúcar, passando pela disponibilidade nas bombas de abastecimento e sua queima no processo de combustão do motor.

Inspirada por este propósito, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) tem apoiado o projeto por reconhecer o etanol como combustível eficiente em sistemas de propulsão avançados. Além disso, a substancia é importante no combate ao aquecimento global e no cumprimento das metas ambientais do Brasil no Acordo Internacional do Clima (COP21), estabelecido em 2015, em Paris. “O etanol de cana-de-açúcar é classificado por órgãos internacionais como o biocombustível com menor impacto ambiental e emissão de gases de efeito estufa (…) com efeitos positivos na saúde pública, geração de emprego e renda e segurança energética do nosso País”, afirma Evandro Gussi, diretor presidente da UNICA.

Para o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, o lançamento do veículo é um sonho que se realiza após dois anos de estudos e trabalhos. Segundo ele, o projeto, no qual foi investido mais de R$ 1 bilhão, gerou 900 empregos diretos para São Paulo, já que a fábrica fica na cidade de Indaiatuba. “Essa modernização não só impacta positivamente o mercado automobilístico, como também incentiva a produção de cana-de-açúcar” acrescenta Chang.

A nova geração do Corolla tem previsão de chegada às concessionárias brasileiras no último trimestre de 2019. Para os mercados latino-americanos onde o veículo é exportado, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru e Colômbia, a Toyota planeja sua comercialização a partir do primeiro semestre de 2020.