TIM quer instalar 60 usinas de energia renovável em 2021
Operadora de telefonia móvel avançou o seu plano de geração de energias renováveis e deve atingir, no ano que vem, 60 usinas do tipo, inclusive biogás.
Em entrevista à revista Exame, o vice-presidente de recursos corporativos da TIM, Bruno Gentil, afirmou que a operadora de telefonia móvel avançou o seu plano de geração de energias renováveis e deve atingir, no ano que vem, 60 usinas do tipo, inclusive biogás.
A execução do “Plano Nacional de Geração Distribuída”, anunciado pela subsidiária da Telecom Itália em 2017, teve um avanço das metas traçadas originalmente, e um sucesso além do esperado, “melhorando nossa matriz energética com fontes mais sustentáveis e redução de custos”, afirmou Gentil à publicação.
Segundo o executivo, já foram entregues 24 usinas, incluindo solar, centrais geradoras hidrelétricas (CGHs) e biogás, totalizando 15 gigawatt-hora (GWh) de capacidade, energia capaz de alimentar 8 mil unidades de consumo, desde antenas e torres de telecomunicações até lojas próprias.
Bruno Gentil explicou que, até setembro passado, 62% do consumo total de energia da operadora veio de fontes renováveis, o que representa um pequeno ganho em relação à meta estabelecida de 60%. A expectativa da empresa, segundo o VP, é fechar o ano com 78%, e superar os 80% em 2021.
A perspectiva, para o ano que vem, é que estejam instaladas 60 usinas, entre energia solar, CGHs e biogás, com geração de 38 GWh de energia, medida utilizada em eletrotécnica que, na prática, significa abastecimento de uma cidade com 150 mil habitantes, o que representa 12 usinas acima da meta originalmente traçada.
Gentil faz questão de destacar que a TIM é a primeira operadora a ter uma usina de biogás com com resíduos sólidos urbanos para gerar energia. Essa instalação, localizada no município paulista de Mauá, busca aliar o projeto de renováveis da empresa na solução de um problema crônico do Brasil, que é o tratamento do lixo.
Assuntos do Momento

Biodiesel de papelão: nova aposta tecnológica promete mais produção e menos poluição
Segundo os criadores, com a nova abordagem, é possível dobrar a produção e reduzir impactos ambientais

Cerveja Heineken® anuncia novo ingrediente: energia verde.
Em 2023, o Grupo HEINEKEN no Brasil tem o compromisso de operar em todas as cervejarias do país com energia 100% renovável.

Gabinete aprova pacto entre Índia e Brasil para cooperação em bioenergia
Atualmente, Brasil é o segundo maior produtor e consumidor mundial de biocombustíveis e biocombustíveis

Nordex fecha venda de turbinas para parque eólico da Statkraft no Brasil
A Nordex disse que o negócio fechado junto à Statkraft envolverá turbinas eólicas de seu modelo N163/5.X que somarão capacidade total de 518,7 megawatts.

Avança a cooperação técnica entre a Castrolanda e as Nações Unidas
Cooperativa, através do Setor de Energia, tem buscado alternativas sustentáveis com relação ao desenvolvimento do biogás em suas regiões de atuação.

Siemens Gamesa e Siemens Energy inauguram uma nova era de produção offshore de hidrogênio verde
Iniciativa representa um passo importante para desenvolver um sistema em escala industrial capaz de produzir hidrogênio verde a partir de ventos offshore