Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energia Sustentável

Tesla doa baterias que armazenam energia solar para Porto Rico

Após a passagem do furacão Maria, o país caribenho sofre com a falta de acesso a recursos básicos

Os Estados Unidos estão realizando uma operação histórica para ajudar a população de Porto Rico, após a passagem do furacão Maria. Devastado, o país caribenho sofre com a falta de acesso a recursos básicos, como água, alimentos, eletricidade, combustível, assistência médica e moradia. Ajudando na parte que lhe cabe, a empresa Tesla está enviando centenas de sistemas Powerwall: a super bateria capaz de armazenar energia solar para uso doméstico.

A ideia é que os sistemas possam ajudar 3,5 milhões de cidadãos que estão sem energia. Na ilha principal, por exemplo, a maioria dos hospitais também estão sem acesso. Como a falta deste recurso tem previsão de ser restaurado apenas daqui a alguns meses, as baterias podem ser essenciais.

A Powerwall é uma das versões criadas pela Tesla Energy que pode fornecer energia para carros, casas e empresas. As baterias de íon-lítio recarregáveis se encaixam na garagem de uma casa ou em uma parede externa. O morador pode instalar até nove baterias conjuntamente, permitindo o armazenamento de uma quantidade maior de energia.

Algumas unidades já chegaram em Porto Rico e outras estão a caminho. Os funcionários da Tesla já estão na ilha para instalar os sistemas e painéis solares. Eles também colaboram com grupos locais para determinar quais os melhores locais para implementar a tecnologia. Além disso, o CEO da Tesla, Elon Musk, doou pessoalmente 250 mil dólares (cerca de 790 mil reais) para Porto Rico.