Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Desenvolvimento

Tesla anuncia 6 projetos para restaurar a energia de Porto Rico

Um campo solar já foi construído no estacionamento de um hospital infantil na capital do país

Tesla anuncia 6 projetos para restaurar a energia de Porto Rico

TeslaA Tesla parece estar mesmo empenhada em mostrar que um novo modelo energético é possível. Logo após o furacão Maria, que devastou Porto Rico, a companhia de Elon Musk se prontificou a ajudar o país doando produtos e serviços de energia solar. Agora, a empresa e o governo firmaram parceria para seis projetos que prometem restaurar a energia de duas ilhas da região.

Vieques e Culebra são as duas ilhas contempladas com os projetos, que incluem a bateria Tesla Powerpack, para armazenamento de energia solar, combinando ao sistema microgrid -, redes elétricas locais, que podem ser desconectadas do sistema central (macrogrid). Ele permite que um edifício individual ou um grupo de edifícios tenha acesso à energia mesmo quando a rede falha.

O sistema já foi usado para construir um campo solar no estacionamento de um hospital infantil na cidade San Juan, capital do país. E a ideia é que a prioridade seja de fato os locais mais críticos, como a estação de tratamento de esgoto, a estação de bombeamento de água, uma comunidade idosa “Ciudad Dorada”, além de hospitais.

Segundo a  Elektrek, a ideia é criar um programa mais eficiente do que se tinha antes do desastre. “Esses projetos fazem parte das medidas que estamos tomando para construir um Porto Rico melhor após a passagem do furacão Maria e garantir um serviço confiável em benefício dos cidadãos que residem aqui”, afirmou o governador Rosselló Nevares em uma rádio local.