Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biomassa

Termoelétrica com biomassa de eucalipto começa a ser operada por Eldorado

A geração de energia é suficiente para abastecer uma cidade de 700 mil habitantes

Termoelétrica com biomassa de eucalipto começa a ser operada por Eldorado

Como apresentado pela Forbes, Eldorado Brasil, uma das gigantes na produção de celulose no País, iniciou a operação de sua primeira usina termoelétrica movida a biomassa de eucalipto. A geração de energia é suficiente para abastecer uma cidade de 700 mil habitantes. Inédito no Brasil, o empreendimento utiliza como matéria-prima tocos e raízes dos eucaliptos colhidos para a fabricação de celulose.

Batizada de Onça Pintada, a usina contou com investimentos da ordem de R$ 400 milhões, realizados com recursos próprios. A nova estrutura funciona dentro do complexo da fábrica de celulose, em Três Lagoas (MS), com capacidade para gerar 432 mil megawatts de energia por ano.

Os testes para homologação do projeto e o licenciamento para operar começaram em março. “É um projeto absolutamente inovador e com a capacidade de promover renovação no setor florestal brasileiro, implicando a realização de investimentos e a criação de milhares de empregos por todo o País”, afirma Carlos Monteiro, diretor industrial da empresa. “A Eldorado Brasil passa a ter um ciclo de 100% de aproveitamento do eucalipto, que ela mesma planta, e reitera seu papel de excelência na economia verde.”