Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biocombustíveis

Têm início testes para geração de energia com resíduos do Ceasa

A tecnologia separa material fibroso (inorgânico) do orgânico, produzindo biogás de altíssima qualidade

Têm início testes para geração de energia com resíduos do Ceasa

Após inaugurar um dos mais audaciosos projetos do Brasil de geração de energia a partir do lodo do esgoto, a CS Bioenegia iniciou essa semana mais uma fase de implantação de sua usina de biogás com o recebimento de 30 toneladas de resíduos do Ceasa (Centro de Abastecimento do Paraná S/A), um dos grandes geradores da região metropolitana de Curitiba, para comissionar o maquinário e efetuar testes preliminares de funcionamento.

Os resíduos são compostos de embalagens, sacolas plásticas e em sua fração orgânica de restos alimentares, frutas, vegetais, entre outros.

A presidente da CS Bioenergia, Fabiana Campos, conta que o equipamento é um dos mais modernos que existe hoje no mundo e tem capacidade de separar o material inorgânico (inerte) do orgânico.

“A tecnologia implantada é o estado da arte em separação de resíduos sólidos, o moinho de martelo corta, tritura, diluí e separa os resíduos, o que nos permite reaproveitar o máximo da fração orgânica. Após a certificação a usina pode receber diariamente um volume de até 200 toneladas de resíduos”.

O processo

Campos conta que o material coletado do Ceasa é transportado até a usina em caminhões, que depositam os resíduos em um banker que transporta automaticamente para o moinho de martelo, que tritura e separa a fração orgânica das embalagens.

A fração orgânica é bombeada para os biodigestores onde é mistura ao lodo de esgoto da estação de tratamento. A massa homogeneizada é agitada através de agitadores e aquecida, produzindo assim o biogás, que será utilizado para gerar energia elétrica de forma limpa e sustentável.

O sistema de separação rotativo integrado separa e direciona a fração orgânica para os tanques de biodigestão através de bombas. O sistema integrado corta as embalagens, lava e separa para serem reaproveitados como combustível alternativo.

“O processo permite a conversão de resíduos que antes eram destinados a aterros sanitários em um ativo energético valioso e reutilizável de maneira sustentável protegendo o meio ambiente”, diz a executiva.

Na avaliação do presidente da Associação Brasileira de Biogás e Biometano (Biogás), Alessandro Gardermann, a nova etapa de geração de biogás da CS Bioenergia comprova que o setor do biogás no Brasil tem todas as condições tecnológicas de atender às demandas do mercado nacional para geração desse tipo de energia.

“Uma indústria do biogás começa a se erguer e se consolida como uma commodity ambiental”.

Próxima fase

A CS Bioenergia já opera gerando biogás a partir do lodo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Belém. A capacidade de geração da usina, quando em pleno funcionamento, é de 2,8 megawatts (MW), energia suficiente para atender a demanda de 2 mil casas populares.

Falta apenas a aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a conexão da energia na rede.

“O objetivo agora é conectar a planta à rede de distribuição da Copel (Companhia Paranaense de Energia). Aguardamos somente a liberação do órgão regulador, a Aneel, o que deve acontecer em janeiro de 2018”, prevê Fabiana Campos.