Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Matriz Energética

Telhado de fábrica da Nissan na Holanda gera energia para 900 residências

Qualquer pessoa que não tenha um telhado próprio para instalar painéis solares pode investir no negócio

Telhado de fábrica da Nissan na Holanda gera energia para 900 residências

.A Nissan é a primeira empresa a disponibilizar seus painéis solares fotovoltaicos para a produção coletiva de energia renovável em larga escala na Holanda. Opção ainda pouco conhecida, nesse sistema a eletricidade gerada é compartilhada com várias pessoas, neste caso, a produção supre a demanda energética de 900 domicílios. A fase inicial do projeto começou a funcionar em fevereiro e estará totalmente em operação a partir de maio do próximo ano.

Um do fundadores, Sven Pluut, explica que a plataforma de compartilhamento de energia solar, chamada de ZonnepanelenDelen, permite que um público muito maior possa ter acesso a este tipo de energia. Além disso, trata-se de um programa de investimento onde cada um pode contribuir com um valor e ter um retorno a partir da energia gerada.

“Qualquer pessoa a favor da energia solar, mas que não tenha um telhado onde possam ser instalados painéis solares fotovoltaicos, pode contribuir diretamente para a expansão da energia sustentável ao adquirir estes títulos de investimento”, afirma Pluut.

O investimento sustentável paga um rendimento anual baseado na quantidade de energia solar gerada e o preço vigente da energia elétrica, estendendo-se por 15 anos.

Já foram emitidos 20.000 ZonneDelen, ao custo de 25 euros cada um. As vendas começaram em 15 de novembro e a compra pode ser feita por meio do site. O Banco ASN e o fundo de sustentabilidade do município de Amsterdã estão oferecendo um financiamento conjunto de 3,2 milhões de euros para o projeto.

“Estamos trabalhando na produção de energia sustentável e em projetos que incluem a armazenagem de energia por meio de baterias usadas, veículos que devolvem energia para a rede e programas de carsharing. Os painéis solares fotovoltaicos também se inserem nesta estratégia”, afirma Koen Maes, diretor geral da Nissan Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo).