Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cooperação

Tecpar e Cibiogás se unem para fortalecer cadeia produtiva de biogás

Parceria prevê a realização de workshops temáticos com equipes das instituições e parceiros e visitas técnicas em projetos de referência em produção e uso de biometano.

Tecpar e Cibiogás se unem para fortalecer cadeia produtiva de biogás

"A Parceria com o Tecpar fortalece a construção de novas oportunidades para o setor", afirma Rafael González, diretor-presidente do CIBiogásO Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Centro Internacional de Energias Renováveis (ClBiogás), vão desenvolver ações conjuntas para fortalecer a cadeia produtiva do biogás no Paraná.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, afirma que o instituto está ampliando sua atuação na busca por novas fontes de energia renovável, por meio de parcerias estratégicas com instituições de referência, conforme as diretrizes de inovação propostas pelo Governo do Estado.

“O Paraná firmou um compromisso de buscar soluções que aliem desenvolvimento econômico à sustentabilidade ambiental e o Tecpar está fazendo sua parte. Além de posicionar o estado na vanguarda da cadeia produtiva do biogás, esta aliança tecnológica com a Cibiogás vai fortalecer a bioeconomia”, afirma Jorge Callado.

O diretor-presidente do Cibiogás, Rafael González afirma que este termo de cooperação irá promover o avanço tecnológico do setor, não apenas às instituições envolvidas, mas ao estado como um todo. “O Paraná é um dos estados com maior potencial de produção de biogás no país, e nossa parceria com o Tecpar fortalece a construção de novas oportunidades para o setor, tendo como um dos focos centrais o adensamento e integração estratégica de cadeias produtivas do biogás no Estado”, observa.

Termos – A parceria prevê a realização de workshops temáticos com equipes das instituições e parceiros e visitas técnicas em projetos de referência em produção e uso de biometano. As instituições também unirão forças para a estruturação de um laboratório para certificação de biocombustíveis.

O acordo também inclui o ClBiogás na Rede de Laboratórios de Biogás que está sendo organizada pelo Tecpar e instituições parceiras, e a colaboração para estruturação de uma plataforma digital de adensamento da cadeia produtiva do biogás.

Laboratório de Biogás

O 1º Laboratório de Biogás do Brasil a ser acreditado pela norma ISO/IEC/ 17025:2017 é paranaense e foi inaugurado Rede de Laboratórios de Biogás que está sendo organizada pelo Tecpar e instituições parceiras, no destaque, Laboratório de Biogás (CIBiogás) em Foz do Iguaçu (PR)em 2011 pelo CIBiogás. A estrutura atende a critérios exigidos mundialmente para ensaio de potencial bioquímico de metano (PBM) e foi implantado a partir da experiência da Universidade da Terra (BOKU), na Áustria. Com nove anos de atuação, o Laboratório de Biogás já recebeu pesquisadores de diversos países europeus e latino americanos para troca de experiências. Mais de 31 mil amostras foram realizadas desde a sua inauguração e González afirma que a estrutura servirá como modelo para construção dos novos laboratórios da Rede. “A expertise do CIBiogás deve ser explorada e está à disposição da ciência e da sociedade”, afirma.