Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

Tecnologias sustentáveis fazem sucesso na Construnorte 2014, em Manaus

Maior feira da construção civil na região apresentou novidades do setor com exposições, workshops e palestras

Tecnologias sustentáveis fazem sucesso na Construnorte 2014, em Manaus

Biomassa para assentamento de blocos, sistema de irrigação automatizado, iluminação de LED e painéis de energia solar. Estes são alguns exemplos dos produtos de maior sucesso da 16a edição da Feira Construnorte Lar Decor  que chegou ao fim neste domingo (10). “Neste ano de 2014 mudamos o formato da feira”, explica a executiva de contas do evento, Vanessa Matos. “Este novo formato é voltado para negócios, algo mais direcionado. Assim, a quantidade de público é menor, mas a qualidade dos negócios também é melhor”, completou.
A expectativa sobre a geração de negócios é grande. Muitos expositores já articulam negociações pós-feira, mas os valores sobre a movimentação financeira só serão revelados nos próximos dias.

Em quatro dias, a feira recebeu no pavilhão de eventos e exposições do Studio 5 – Centro de Convenções mais de 7 mil pessoas, sendo 4 mil de profissionais credenciados e o restante de visitantes. Quem esteve no local teve acesso a uma programação exclusiva de 13 cursos profissionalizantes oferecidos pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) e o Instituto de Pós-Graduação (IPOG).  Também foram promovidos 5 workshops. A palestra de maior público foi “A Reinvenção do Profissional – tendências comportamentais do profissional do futuro”, ministrada pelo especilalista em coaching Alexandre Prates.

O proprietário da empresa comercial MCIL, Adelson Brandão, viu na biomassa polimérica, feita com reaproveitamento de plástico, uma oportunidade de negócio sustentável. “Com essa biomassa é possível assentar tijolos, cerâmica e fazer rejunte de azulejos de forma prática, rápida e econômica”, explica. O empresário garante que o público gostou do produto por ser prático, rápido e econômico. “Hoje em dia a gente quer coisas rápidas e de qualidade”, destacou.
Outro empresário que encerrou a feira satisfeito foi o engenheiro Pablo Alves. Proprietário da RTI Irrigação, ele traz para Manaus uma filial da empresa que já atua desde 2008 em Boa Vista, Roraima. Pablo vende sistemas automáticos de irrigação de grama. “É um sistema automático que poupa água, energia e mão-de-obra. O produto também é escamoteável, ou seja, embutido [na terra] e só emerge quando está funcionando. E ele tem até sensor de chuva”, explicou. Ele revelou que já tem a possibilidade de fechar até cinco serviços ainda esta semana.

Público aprova
Nem só visitantes especializados foram ao evento. Pessoas comuns e curiosos também gostam de apreciar cerâmicas, veículos e maquinário voltado para a construção civil. “Acho muito importante [ o evento]. Sem essa feira a gente não saberia o que tem de novidade no mercado”, avaliou o profissional de serviços aeroportuários, Antônio Oliveira, 50. A assistente administrativa Zélia Camargo concorda. “É uma oportunidade de ver o que tem de novidade. Sou muito curiosa, gosto dessas coisas”, disse entre risos.