Biocombustível

Swiss será a 1ª empresa aérea no mundo a voar com combustível feito com energia solar

A Swiss International Air Lines e o Grupo Lufthansa em uma colaboração estratégica com a Synhelion, spin-off da ETH Zurich, vão levar o combustível de aviação solar ao mercado

Redação com informações de Aeroin
03-Mar-2022 10:29

A Swiss International Air Lines e o Grupo Lufthansa concluíram uma colaboração estratégica com a Synhelion, spin-off da ETH Zurich, para levar o combustível de aviação solar ao mercado. Isso fará da SWISS a primeira companhia aérea do mundo a usar o chamado “querosene solar”.

“Nossa parceria com a Synhelion é baseada em nossa visão compartilhada de tornar possível o voo neutro em carbono em operações regulares de voo através do uso de combustível solar”, explica o CEO da SWISS, Dieter Vranckx. “Estamos orgulhosos de que a SWISS será a primeira companhia aérea do mundo a voar com querosene solar. Em parceria com a Synhelion, estamos apoiando a inovação suíça e buscando e promovendo ativamente o desenvolvimento, a introdução no mercado e a ampliação desta tecnologia altamente promissora para a produção de combustíveis sustentáveis”.

“Acreditamos em um mundo globalizado conectado por uma mobilidade amiga do clima”, acrescenta o Dr. Philipp Furler, cofundador e CEO da Synhelion. “Nosso querosene solar neutro em carbono de próxima geração é um substituto econômica e ecologicamente viável para os combustíveis fósseis. O compromisso da SWISS e do Grupo Lufthansa destaca o grande interesse do setor de aviação em nosso combustível solar. E já estamos ansiosos pelo dia em que a primeira aeronave da SWISS decolar com nosso querosene solar.”

Luz do sol – o caminho para o voo neutro em carbono

A Synhelion desenvolveu uma tecnologia chave para a fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF) a partir de fontes de energia renovável. O procedimento exclusivo usa calor solar concentrado para fabricar gás de síntese que pode ser sintetizado em querosene usando processos industriais padrão.

Este combustível de “sol para líquido” fecha o ciclo de carbono: quando queimado, produzirá apenas tanto CO2 quanto entrou em sua fabricação. O novo combustível contribui, assim, para a descarbonização efetiva do transporte aéreo.

A Synhelion construirá a primeira instalação do mundo para a produção industrial de combustível solar em Jülich (Alemanha) este ano. A SWISS deve se tornar o primeiro cliente do querosene solar em 2023.

Sob a colaboração agora concluída, a SWISS e o Grupo Lufthansa também apoiarão o desenvolvimento da planta de produção de combustível comercial planejada da Synhelion na Espanha.

Synhelion, SWISS, Edelweiss e o Grupo Lufthansa trabalham juntos desde 2020 para ajudar a reduzir as emissões de dióxido de carbono da aviação suíça por meio do uso de combustíveis solares.

Usina de biogás em Macaé transforma lixo em energia
30 de Junho de 2022
Energia Limpa

Usina de biogás em Macaé transforma lixo em energia