Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresas

Suzano assina protocolo de intenções com governo do Maranhão

Negócio de biomassa para energia é parte importante dos planos de crescimento da Suzano Energia Renovável.

Suzano assina protocolo de intenções com governo do Maranhão

A Suzano Energia Renovável, empresa da Suzano Papel e Celulose que irá atuar no mercado de biomassa para geração de energia, assinou nesta quinat-feira(29), o Protocolo de Intenções para implantação de uma ou mais unidades produtivas no Estado do Maranhão. O negócio de biomassa para energia é parte importante dos planos de crescimento da Suzano Papel e Celulose, potencializa suas competências e consolida sua vocação florestal. Com investimento de cerca de R$ 1 bilhão entre a formação florestal e a parte industrial, a estimativa é de gerar 2,7 mil empregos diretos e 11 mil empregos indiretos no Maranhão quando as unidades estiverem em operação.

A Suzano Energia Renovável atuará na produção de pellets de madeira (wood pellets) para exportação e tem planos de crescimento ambiciosos e inovadores, já que nasce para ser a líder mundial no mercado de pellets para energia. O primeiro ciclo de investimentos da empresa inclui três unidades produtoras de pellets de madeira com capacidade anual de 1 milhão de toneladas cada. A capacidade total de 3 milhões de toneladas será instalada até 2014. A busca por fontes renováveis de energia é uma tendência global que tem se fortalecido nos últimos anos.

A União Européia se destaca neste cenário por estabelecer metas agressivas e incentivos para a substituição de combustíveis fósseis por fontes renováveis, especialmente aquelas derivadas de biomassa, na sua matriz energética. Por se tratar de partículas desidratadas e prensadas de madeira moída, com elevado valor energético, os pellets se apresentam como a forma mais eficiente de transportar biomassa para energia a longas distâncias. O manejo florestal para o mercado energético se baseia na seleção de clones específicos de eucaliptos, com maior concentração de lignina em ciclos reduzidos de colheita, que se traduz em alta capacidade produtiva e competitividade de custos.

A empresa ainda está avaliando alternativas de estrutura de capital para a Suzano Energia Renovável que minimizem a eventual necessidade de aporte de recursos da Suzano Papel e Celulose na nova companhia. Esta estrutura será divulgada tão logo esteja definida e antecederá a decisão de compra dos equipamentos.