Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Eventos e Cursos

Sustentabilidade no agronegócio é tema de palestra em Naviraí

A Fundação Espaço ECO® (FEE®) apresentou em Naviraí (MS), a palestra "Sustentabilidade em Modelos Avançados de Gestão no Agronegócio".

A Fundação Espaço ECO® (FEE®) apresentou em Naviraí (MS), a palestra “Sustentabilidade em Modelos Avançados de Gestão no Agronegócio”. O evento foi realizado na COPASUL – Cooperativa Sul Mato-Grossense, e também contou com a parceria da BASF. Na ocasião, Luiza Bruscato e Paula Prezotto, analistas de Educação Socioambiental da FEE®, falaram para um público de, aproximadamente, 100 pessoas, entre produtores rurais, cooperados e funcionários da cooperativa, sobre Sustentabilidade e ferramentas de gestão para a sustentabilidade aplicáveis ao agronegócio, com destaque para os diversos projetos desenvolvidos pela FEE® em parceria com entidades do setor.

Durante a palestra, foram apresentadas soluções que auxiliam na gestão da sustentabilidade nos negócios, assim como o conceito de ciclo de vida, que possibilita a análise da cadeia produtiva de empresas, setores ou produtos. Esse conceito é base para as ferramentas exclusivas da FEE® como as Análises de Ecoeficiência e Socioecoeficiência e para o AgBalanceT que medem e avaliam a sustentabilidade.

O AgBalanceT é uma evolução das Análises de Socioecoeficiência com ênfase na avaliação da sustentabilidade agrícola de forma ampla em toda a cadeia produtiva. Assim sendo, com a finalidade de apresentar conceitos de sustentabilidade próximos a realidade do produtor rural, foram destacados alguns estudos de caso da aplicação da ferramenta AgBalanceT. Esta ferramenta considera 69 indicadores, 16 categorias de impacto, os quais são posteriormente agrupados nos três pilares da sustentabilidade (dimensões ambiental, econômica e social).

Os resultados das ferramentas de gestão para a sustentabilidade, neste caso o AgBalanceT, auxiliam o agricultor na tomada de decisões nos diversos segmentos do setor, seja na etapa antes da porteira, dentro da porteira, ou fora da porteira, possibilitando uma melhoria dos indicadores de sustentabilidade e otimização de consumo de recursos das propriedades agrícolas. Esta metodologia é validada por três agências certificadoras internacionais: TÜV Süd da Alemanha, a empresa norueguesa “Det Norske Veritas” (DNV) e a National Sanitation Foundation (NSF) no mercado da América do Norte.