SustainAGRO posiciona o setor agropecuário na Rio+20
Organizações de diversos países que atuam na promoção e no desenvolvimento da agropecuária estão lançando a iniciativa SustainAGRO, concebida para reforçar a posição do setor como protagonista nos debates sobre economia verde e redução da pobreza, temas principais da Rio+20.
O movimento pretende apresentar práticas agrícolas sustentáveis, já adotadas no Brasil e em outros países, e que são consideradas cases de sucesso, pois reúnem características de aumento de produtividade e proteção ao meio ambiente.
Todo o material do SustainAGRO está reunido em www.sustainagro.org, site trilíngue que apresenta vídeos, artigos, entrevistas com os principais interlocutores da iniciativa e cases de sustentabilidade. Além do site, o SustainAgro também está no Facebook, no Twitter e no YouTube.
De acordo com André Nassar, diretor da RedeAgro - um dos mais de 30 parceiros do SustainAGRO -, o Brasil e a América Latina, em especial, desempenham um papel vital para a produção e a exportação de alimentos para o mundo. "Acredito que o melhor caminho para aliar o aumento da produção de alimentos à preservação dos recursos naturais é investir em uma estrutura de produção tipicamente comercial, incluindo a agricultura familiar".
Na mesma linha, Adriana Brondani, diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), ressaltou a necessidade de aumentar a produção agrícola por meio da integração de tecnologias. "Seremos cerca de nove bilhões de habitantes no planeta em 2050, e haverá uma demanda crescente por segurança alimentar e alimentos mais acessíveis, questão estratégica para a erradicação da pobreza e sistemática redução da fome no globo".
A Rio+20, Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 22 de junho de 2012.
Parceiros
ABAG - Associação Brasileira do Agronegócio
ABCZ - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu
Abisolo - Associação das Indústrias de Fertilizantes Orgânicos, Organominerais, Biofertilizantes, Adubos Foliares, Substratos e Condicionadores de Solos
ABIFINA - Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades
ACTA - Asociación de Cámaras de Tecnologia Agropecuaria
AgroBio - Associação das Empresas de Biotecnologia na Agricultura e Agroindústria
AGRO-BIO Colombia - Asociación de Biotecnología Vegetal Agrícola
AgroBio México
ANDA - Associação Nacional para Difusão de Adubos
ANDEF - Associação Nacional de Defesa Vegetal
ARES - Instituto para o Agronegócio Responsável
ArgenBio - Consejo Argentino para la Información y el Desarrollo de lá Biotecnología
ASA - Asociacion de Semilleros Argentinos
ASBRAM - Associação Brasileira de Indústrias de Suplementos Minerais
CAAPAS - Confederacíon de Asociaciones Americanas para La Agricultura Sustentable
CASAFE - Cámara de Sanidad Agropecuaria y Fertilizantes
CÉLERES - Consultoria agrícola
CENARGEN - Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
ChileBIO - Asociación Gremial ChileBioCropLife
CIB - Conselho de Informações sobre Biotecnologia
CLI - CropLife International
CropLife LA - CropLife Latin America
ICONE - Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais
InpEV - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias
ISAAA - International Service for the Acquisition of Agri-biotech Applications
OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras
RedeAgro - Rede de Conhecimento do Agro Brasileiro
Sindag - Sindicado Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola
Sindirações - Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal
SouAgro - Iniciativa multissetorial de empresas e entidades representativas do agro brasileiro
Zinc - International Zinc Association
Acesse o site
http://sustainagro.org/
Assuntos do Momento

Energia solar representa 8,1% da matriz elétrica do país
Energias renováveis e construções sustentáveis são tema de evento no interior de São Paulo

Cresce frota de caminhões 100% elétricos refrigerados da Seara
Os veículos serão fornecidos pela No Carbon, nova empresa da JBS Novos Negócios especializada em locação de caminhões movidos a eletricidade

Brasil atingiu 17 GW de potência solar
Marca equivale a 8,4% da matriz energética do país

Setores de energia solar e eólica podem gerar 2 milhões de empregos no Nordeste
Além de estimular a implementação de fontes limpas, investimentos verdes devem levar em consideração as populações locais e a proteção do meio ambiente

Calculadora dimensiona área de plantio de bambu para capturar gás carbônico
Projeto da Unifesp é uma alternativa natural para controlar a quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera

BP Bunge Bioenergia abre inscrições para os Programas Trainees e Engenheiros 2023
Empresa oferece oportunidades para atuação no campo, na indústria e em funções corporativas e de liderança.