Startup sueca desenvolve balsa 'voadora' sustentável
País já está investindo no desenvolvimento de barcos elétricos, que em breve devem fazer parte da malha de transporte público da capital Estocolmo
O mundo debate cada vez mais sobre opções ecológicas e sustentáveis de transportação. Atenta ao tema, a Suécia já está investindo no desenvolvimento de barcos elétricos, que em breve devem fazer parte da malha de transporte público da capital Estocolmo.
A opção estudada pelos suecos tem o nome de Candela P-12: espécie de balsa voadora que pode navegar por volta de um metro acima das águas e consegue chegar até 34,5 milhas por hora.
A startup sueca por trás do projeto, a Candela, disse recentemente ao site norte-americano Wired que seu novo barco está no “estágio de design para fabricação” e que será lançado em novembro deste ano.
A ideia é que o veículo aquático faça parte do transporte público de Estocolmo e aposente de vez as balsas movidas a diesel.
Uma das prioridades da cidade é cortar as emissões de carbono das balsas, que emitem 40 mil toneladas de dióxido de carbono anualmente.
Além de zerar a emissão de carbono, a Candela ainda tem outra ambição por trás do novo transporte: fazê-lo levar passageiros de forma tão rápida aos destinos que os faça abandonar seus carros.
Atualmente, viajar do subúrbio de Tappström até o centro de Estocolmo leva 50 minutos de carro durante a hora mais intensa do trânsito.
Dados da agência responsável pela administração dos barcos de transporte público no arquipélago, a Waxholmsbolaget, apontam que as balsas transportam 1,2 milhão de pessoas todos os anos. Em comparação, 780 mil viagens por meio de outros veículo públicos da cidade ocorrem diariamente.
Assuntos do Momento

Brasil bate mais um recorde de geração instantânea de energia eólica
O feito aconteceu no último dia 8, quando a fonte foi responsável por entregar 14.167 MW, o suficiente para atender a toda a região Nordeste, durante um minuto

Minas Gerais discute tarifas e incentivos para biometano
Com 251 plantas em operação e 33 MW de potência instalada, Minas Gerais é o estado com a maior quantidade de unidades produtoras de biogás

Sob novo marco regulatório, energia solar distribuída cresce e já soma mais de 4% do consumo
Produção em micro e miniusinas solares atingiu 1.828 MW médios, crescimento de 80% na comparação anual

Primeira cooperativa de energia compartilhada estrutura programa de atendimento aos geradores para garantir o subsídio de fio
As unidades geradoras de energia que quiserem manter os direitos vigentes no atual modelo de subsídio do fio devem entrar com o pedido de conexão até o dia 07 de janeiro de 2023

Deputado apresenta projeto para suspender decreto que adia prazo para cumprimento de metas de CBios
Prorrogação foi regulamentada pelo governo