Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Inovação

Startup sueca desenvolve balsa 'voadora' sustentável

País já está investindo no desenvolvimento de barcos elétricos, que em breve devem fazer parte da malha de transporte público da capital Estocolmo

Startup sueca desenvolve balsa 'voadora' sustentável

O mundo debate cada vez mais sobre opções ecológicas e sustentáveis de transportação. Atenta ao tema, a Suécia já está investindo no desenvolvimento de barcos elétricos, que em breve devem fazer parte da malha de transporte público da capital Estocolmo.

A opção estudada pelos suecos tem o nome de Candela P-12: espécie de balsa voadora que pode navegar por volta de um metro acima das águas e consegue chegar até 34,5 milhas por hora.

A startup sueca por trás do projeto, a Candela, disse recentemente ao site norte-americano Wired que seu novo barco está no “estágio de design para fabricação” e que será lançado em novembro deste ano.

A ideia é que o veículo aquático faça parte do transporte público de Estocolmo e aposente de vez as balsas movidas a diesel.

Uma das prioridades da cidade é cortar as emissões de carbono das balsas, que emitem 40 mil toneladas de dióxido de carbono anualmente.

Além de zerar a emissão de carbono, a Candela ainda tem outra ambição por trás do novo transporte: fazê-lo levar passageiros de forma tão rápida aos destinos que os faça abandonar seus carros.

Atualmente, viajar do subúrbio de Tappström até o centro de Estocolmo leva 50 minutos de carro durante a hora mais intensa do trânsito.

Dados da agência responsável pela administração dos barcos de transporte público no arquipélago, a Waxholmsbolaget, apontam que as balsas transportam 1,2 milhão de pessoas todos os anos. Em comparação, 780 mil viagens por meio de outros veículo públicos da cidade ocorrem diariamente.