Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Gás Natural

SP trabalha para promover a geração integrada das energias renováveis

Gás natural dará estabilidade às energias solar, eólica e biogás

SP trabalha para promover a geração integrada das energias renováveis

O secretário de Energia e Mineração de São Paulo, João Carlos Meirelles, participou nesta segunda-feira (17/07), do segundo capítulo do Fórum RAC 2017, que discutiu a ampliação da oferta de energia para o desenvolvimento do interior paulista. O evento foi realizado pelo Grupo RAC, em Campinas.

Grupo RacMeirelles apresentou a política energética do Governo do Estado, que tem como diretriz do governador Geraldo Alckmin a ampliação das energias renováveis integradas aos insumos enérgicos já existentes. “São Paulo é privilegiado por ter uma grande participação das energias hidrelétricas e termoelétricas de biomassa. Mas as fontes que darão no futuro energia elétrica para o Estado são a solar, a eólica e o biogás”, destaca Meirelles.

Na abertura do evento, que contou com a presença de presidentes de associações e empresas ligadas ao setor de Energia e universidades, o secretário explicou que essas fontes são intermitentes e por essa razão necessitam de uma energia na base do sistema, que dê sustentação às renováveis. “O gás natural é o insumo de transição para as energias renováveis. Até termos baterias que estabilizem esses insumos, o gás natural dará a segurança que o sistema precisa, com a vantagem de ser o hidrocarboneto menos poluente”, destacou.

Para o secretário estadual o grande desafio é promover a interação dos diferentes insumos e para isso convocou as universidade e centros de pesquisa a trabalharem junto com a Secretaria na missão de promover a expansão das energias renováveis no interior paulista de forma integrada.

“A energia solar você tem apenas durante parte do dia e em momentos de forte nebulosidade a geração é menor. A eólica depende da força e principalmente dos ventos constantes. Já as biomassas de cana de açúcar têm durante apenas o período da safra, que é de oito meses. Essas energias podem ser integradas ao sistema tendo o gás natural como energético que estabiliza o período de ausência das renováveis”, detalha Meirelles.

Ainda na abertura do evento o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, destacou o papel da cidade na promoção das energias renováveis. “Não existe infraestrutura e desenvolvimento sem energia. Nós fizemos a melhor legislação tributária para inovação, especialmente para as energias renováveis. Campinas incentiva a inovação, principalmente na área energética”, concluiu o prefeito.

A região administrativa de Campinas é responsável atualmente por um terço das instalações solares do Estado de São Paulo.