Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Hidrogênio Verde

Siemens Gamesa e Siemens Energy inauguram uma nova era de produção offshore de hidrogênio verde

Iniciativa representa um passo importante para desenvolver um sistema em escala industrial capaz de produzir hidrogênio verde a partir de ventos offshore

Siemens Gamesa e Siemens Energy inauguram uma nova era de produção offshore de hidrogênio verde
  • Projetos visam um investimento total de aproximadamente EUR 120 milhões ao longo de cinco anos no desenvolvimento de uma solução totalmente integrada de energia eólica offshore voltada para hidrogênio
  • Essa evolução permitirá a descarbonização de setores que encontram mais dificuldade em reduzir sua pegada de carbono, como transportes e indústria pesada
  • Implementação do projeto será dentro do programa de competição de ideias “República Alemã do Hidrogênio” patrocinado pelo Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha

Para atingir as metas do Acordo de Paris, o mundo precisará de grandes quantidades de hidrogênio verde e, dentro do cenário atual, os ventos cumprirão um papel de destaque no fornecimento de uma grande parte da energia necessária para a sua produção. Nesse contexto, a Siemens Gamesa e a Siemens Energy estão unindo forças para enfrentar um dos maiores desafios da nossa década – descarbonizar a economia para resolver a crise climática.

As empresas estão colaborando no desenvolvimento de uma solução inovadora, que consiste na integração total de um eletrolisador em uma turbina eólica offshore como um sistema sincronizado único para produzir diretamente hidrogênio verde. As empresas pretendem fornecer uma demonstração offshore em grande escala da solução entre 2025 e 2026 e o Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa anunciou hoje que o desenvolvimento pode ser implementado como parte do concurso de ideias “República Alemã do Hidrogênio”.

“Com mais de 30 anos de experiência e liderança no setor de energia eólica offshore adicionada à expertise da Siemens Energy em eletrolisadores, agrupamos mentes brilhantes e tecnologias inovadoras para enfrentar a crise climática. Nossas turbinas eólicas desempenham um papel enorme na descarbonização do sistema de energia global, e o potencial do vento para produzir hidrogênio significa que podemos fazer isso também em setores difíceis de reduzir a pegada de carbono.  Tenho muito orgulho do nosso pessoal e de fazer parte da criação de um futuro mais verde”, disse Andreas Nauen, CEO da Siemens Gamesa.

Christian Bruch, CEO da Siemens Energy, explica: “Juntamente com a Siemens Gamesa estamos em uma posição excepcional para desenvolver a solução que irá vencer esse problema. Somos a empresa que pode alavancar uma tecnologia de eletrolisador altamente flexível para criar e redefinir o futuro da produção sustentável de energia offshore. Com estes desenvolvimentos, o potencial de regiões com energia eólica offshore abundante se tornará acessível para a economia do hidrogênio. Este é um excelente exemplo de como podemos armazenar e transportar energia eólica, reduzindo assim a pegada de carbono.

Ao longo de um período de cinco anos, a Siemens Gamesa planeja investir 80 milhões de euros e a Siemens Energy tem a meta de investir 40 milhões de euros neste projeto. A Siemens Gamesa adaptará o desenvolvimento de sua turbina eólica offshore SG14-222 DD, a mais poderosa do mundo, para integrar perfeitamente um sistema de eletrólise nas operações do equipamento. Utilizando o conhecimento da Siemens Gamesa e décadas de experiência com ventos offshore, as perdas elétricas são reduzidas ao mínimo, e uma abordagem modular garante um sistema operacional confiável e eficiente para uma solução de geração de hidrogênio via energia eólica offshore escalável. A Siemens Energy desenvolverá um novo produto de eletrólise não apenas para atender às necessidades do complexo ambiente marítimo offshore e estar em perfeito sincronismo com a turbina eólica, mas também para criar uma nova referência de comparação para o hidrogênio verde.

Esta solução de energia eólica de última geração, que visa gerar hidrogênio offshore totalmente integrado, produzirá hidrogênio verde usando um conjunto de eletrolisadores localizado na base da torre da turbina eólica offshore, abrindo caminho para a produção de hidrogênio offshore. A tecnologia reduzirá o custo do hidrogênio, pois é capaz de funcionar fora da rede elétrica convencional, por meio da abertura de mais e melhores instalações eólicas. O desenvolvimento do projeto pelas empresas servirá como um teste para tornar a produção de hidrogênio em larga escala e de forma econômica uma realidade e provar a viabilidade da implementação confiável e eficaz de turbinas eólicas em sistemas de produção de hidrogênio a partir de energia renovável.

Os projetos que serão desenvolvidos fazem parte da iniciativa H2Mare, que possivelmente será apoiada pelo concurso de ideias do Ministério Federal de Educação e Pesquisa “República do Hidrogênio da Alemanha”. A iniciativa H2mare, sob a liderança do consórcio da Siemens Energy, é um projeto modular que consiste em vários subprojetos para os quais mais de 30 parceiros da indústria, institutos e academia estão contribuindo. A Siemens Energy e Siemens Gamesa irão contribuir para a iniciativa H2Mare com seus próprios desenvolvimentos em blocos modulares separados.

Sobre o hidrogênio e seu papel na transição para energia verde

Atualmente, 80 milhões de toneladas de hidrogênio são produzidas a cada ano e a produção deve aumentar em cerca de 20 milhões de toneladas até 2030. No momento, cerca de 1% desse hidrogênio é gerado a partir de fontes de energia verde. A maior parte é proveniente de gás natural e de carvão, emitindo 830 milhões de toneladas de CO2 por ano, mais do que toda a Alemanha ou a indústria naval global. A substituição desse consumo poluente atual exigiria 820 GW de capacidade de geração eólica, 26% a mais do que a capacidade eólica global atual instalada. Olhando para o futuro, muitos estudos sugerem que em 2050 a produção terá crescido para cerca de 500 milhões de toneladas, com uma mudança significativa para o hidrogênio verde. O crescimento esperado exigirá entre 1.000 GW e 4.000 GW de capacidade renovável até 2050 para atender à demanda, o que destaca o grande potencial de crescimento da energia eólica.