Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Alternativa

Setor da energia solar prevê aumento na procura após alta na conta de luz

Instalação de sistemas de energia fotovoltaica, permite redução de até 95% na conta de luz

????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

Diante da perda de receita temporária em decorrência da pandemia de Covid-19, empresários de diversos segmentos estão adotando uma série de medidas para diminuir o custo fixo do negócio.

Uma delas está na instalação de sistemas de energia fotovoltaica, que permite redução de até 95% na conta de luz.

A informação é do sócio-proprietário da Maya Energy, Matheus Moura Costa. Segundo ele, embora o setor tenha registrado algum impacto nas primeiras semanas da chegada da doença ao Brasil, em março, no mês seguinte já foi observada recuperação e a demanda pela implementação dos sistemas voltou a ser crescente.

Tanto que a expectativa da empresa, que atua no segmento desde 2018, é encerrar o ano com incremento de 200% no volume de instalações sobre o exercício anterior.

Conforme o executivo, que também é engenheiro eletricista, tamanho otimismo se deve não apenas ao aquecimento da demanda provocado pela pandemia, mas também pelo potencial do setor.

“A geração distribuída ainda é uma área relativamente nova no País e representa muito pouco da nossa matriz energética. Além da tendência natural da preferência por fontes limpas, soma-se ainda o potencial brasileiro, onde Minas Gerais tem saído na frente”, avaliou.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil conta, até o momento, com mais de 257 mil sistemas (usinas). Minas Gerais é o primeiro estado em número de usinas de geração distribuída (54.241 unidades), seguido por São Paulo (40.865) e Rio Grande do Sul (35.385).

A Maya Energy atende os segmentos residencial, comercial e industrial e entrega a solução de geração fotovoltaica completa. Conforme Costa, a empresa faz desde a análise do perfil do cliente, passando pelo projeto estrutural e instalação até o financiamento.

“O que a gente faz é mostrar para o contratante que ele vai implantar um sistema que vai permitir descontos de até 95% na fatura de energia e que vai ter seu próprio gerador. Às vezes ele paga R$ 2.500 mensalmente à distribuidora. Com a aquisição, financiada em até 60 meses, por exemplo, ele pagaria R$ 2 mil por mês e, ao final, tem um equipamento de primeira linha e ainda, garantia de economia por, pelo menos, mais 20 anos”, explicou.

Outro diferencial da Maya, de acordo com o empresário, está na consultoria e serviços adicionais. É que a empresa conta com especialistas de cada etapa do processo da conversão da energia, fazendo ela mesmo todas as adequações necessárias para a implementação do sistema.

“Se for preciso uma reforma no telhado, para reforçá-lo para receber os painéis, fazemos o projeto. Se a empresa não tem condições de tomar o financiamento, também oferecemos a opção com instituições financeiras parcerias e bancos”, ressaltou.

A empresa possui clientes em todo o Brasil, mas a maior parte deles está em Minas Gerais – tanto por a empresa estar sediada no Estado, quanto pelos os mineiros liderarem o segmento no País. Por isso, a sede fica em Belo Horizonte e conta ainda com filial em Uberlândia (Triângulo) e está expandindo também para Ipatinga (Vale do Aço).

SOLSIST APOSTA EM TREINAMENTO DIGITAL

Embora o setor de energia seja um dos poucos que menos estão sofrendo os impactos da pandemia de Covid-19, empresas do segmento também estão buscando alternativas para manter os negócios e até ajudar os clientes diante dos obstáculos impostos pela doença.

Este é o caso da mineira Solsist Energia Solar, sediada em Belo Horizonte. Com foco em projetos de geração fotovoltaica, a empresa aposta agora também em plataformas de treinamentos digitais.

De acordo com o sócio-fundador da Solsist, Luciano Vinti, com projetos espalhados por 10 estados brasileiros, a expectativa da empresa é de um crescimento de 35% neste exercício em termos de faturamento. Tamanha expectativa, conforme ele, se deve ao potencial do setor e também às novas formas de negócio adotadas pela companhia.

“O Brasil acaba de atingir 3 gigawatts (GW) de potência operacional na geração distribuída solar fotovoltaica. Mesmo em expansão, o mercado de energia solar ainda tem muito para crescer no País. Temos um plano de expansão arrojado para a Solsist, que também acabou sendo freado pela pandemia. Ainda assim, seguimos otimistas com as estratégias de atuação e os resultados alcançados”, explicou.

No mercado desde 2014, a empresa desenvolve a solução completa em termos de energia solar. Do projeto, passando pela engenharia, instalação e homologação, presta serviços para diferentes segmentos como comércio, indústria e agronegócio, além do consumidor residencial. Recentemente também estreitou laços com o mercado internacional, atuando em parceria com a China nas áreas de manutenção e comissionamento de grandes usinas.

“Neste momento estamos focados nos ramos que não tiveram as operações suspensas pelas medidas de distanciamento social, especialmente aqueles em que o consumo de energia foi fortemente incrementando, como é o caso de supermercados e farmácias”, exemplificou.

Educação 

Outro segmento da empresa que acabou ganhando notoriedade com a pandemia foi o de treinamentos digitais. A empresa oferecia cursos desde 2015 em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), mas com o fechamento das escolas, lançou opções remotas dos cursos de administração e técnicas de vendas consultivas para o setor fotovoltaico.

Conforme Vinti, as aulas são destinadas ao empreendedor de energia com interesse na área de vendas, a consultores de vendas e profissionais que estão ingressando no mercado.

“Percebemos que alguns empreendedores tinham dificuldades com vendas e decidimos lançar o curso. Foi uma forma também de manter a prestação de serviço aos nossos clientes”, justificou.

As aulas da primeira turma iniciaram no fim de junho e incluem 130 aulas, entre as quais seis encontros on-line. O curso dura, em média, dois meses, mas os alunos têm acesso ao conteúdo por um ano. Desde 2015, a empresa já capacitou 1.500 profissionais.

O Brasil conta, até o momento, com mais de 256 mil sistemas (usinas), segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Minas Gerais é o primeiro estado em número de usinas de geração distribuída (54.164 unidades), seguida por São Paulo (40.787) e Rio Grande do Sul (35.087).