Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biocombustível

Segundo Adido do USDA, Bélgica quer proibir biocombustíveis feitos com óleo de soja e de palma

O Ministério do Meio Ambiente da Bélgica pretende excluir do mercado doméstico biocombustíveis que causem desmatamento e mudanças no uso da terra

Segundo Adido do USDA, Bélgica quer proibir biocombustíveis feitos com óleo de soja e de palma

A Bélgica quer proibir, a partir do começo do ano que vem, o uso de biocombustíveis e biogases produzidos com óleo de soja e óleo de palma, disse em comunicado o adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em Bruxelas. O Ministério do Meio Ambiente da Bélgica explicou que pretende excluir do mercado doméstico biocombustíveis que causem desmatamento e mudanças no uso da terra. Segundo o ministério, alguns estudos concluem que os óleos de soja e de palma são as matérias-primas mais prejudiciais em termos de emissões de gases do efeito estufa, mudanças indiretas no uso da terra e desmatamento, disse o adido.

A Diretiva de Energia Renovável da União Europeia para o período 2021-2030, conhecida como RED II, prevê que a energia renovável deve representar pelo menos 32% da energia total consumida no bloco até 2030. Para o setor de transporte, essa meta é de 14%. Cada Estado-membro da UE deve criar leis nacionais com base na diretiva e definir como vai contribuir para que a meta seja alcançada. No entanto, o Artigo 29 da RED II estabelece critérios rigorosos de sustentabilidade e emissão de gases do efeito estufa. Para que biocombustíveis consumidos na UE entrem na conta, precisam atender a esses critérios.