Biocombústiveis

Scania apresenta nova geração de caminhões com os combustíveis alternativos no V Fórum de Biogás

Conhecida pelo investimento em biometano, a Scania estará no V Fórum de Biogás, promovido pela Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás), nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, em São Paulo. Representada por Silvio Munhoz, diretor comercial, a empresa vai apresentar o uso do biometano no transporte de passageiros, dentro do painel “Mobilidade a biometano: oportunidade sustentável frente à crise dos fósseis”.

No início de agosto, a Scania anunciou a chegada das novas motorizações com os combustíveis alternativos e mais sustentáveis de GNV/biometano e bioetanol. Elas chegarão com a Nova Geração de caminhões, que começa a ser vendida em novembro e com entrega em 2019. Este portfólio aumenta o leque para os caminhões, que antes só tinha a opção de motor a etanol. Para Munhoz, a Scania assume um papel de vanguarda na mudança para um sistema de transporte mais sustentável. “Vamos continuar investindo em produtos com combustíveis alternativos que, de fato, comprovem sua viabilidade econômica, além da contribuição ambiental”, destacou o executivo.

Segundo a empresa, a resposta do mercado vem mostrando que estão no caminho certo. “Desde que anunciamos a chegada da nova geração de caminhões, não paramos de receber contatos de interessados nos modelos com combustíveis alternativos. Muitos clientes e embarcadores querem participar desta nossa jornada para um sistema de transporte mais sustentável”, comemorou Munhoz. Desde o final de 2014, a Scania vem fazendo demonstrações, pela América Latina, do uso do biometano no transporte de passageiros. Atualmente em Florianópolis e com planos de ir para Belo Horizonte, a empresa observou que esta seria uma das alternativas mais economicamente viáveis.

Com o segmento ainda em desenvolvimento, as expectativas são animadoras, mas Munhoz aponta oportunidades e desafios. “O biometano ainda está se expandindo. É um caminho de muitos passos, mas tenho certeza que gerará muitas oportunidades no médio prazo. O Brasil é um potencial criador da matéria-prima para o biometano. Somos um dos maiores produtores de resíduos do mundo (para biometano proveniente do lixo urbano), de aves, suínos, ovos e frutas (dejetos de animais e cascas). Ou seja, é uma cadeia que está pronta para ser explorada e se tornar comercial”.

Para Silvio Munhoz, um dos maiores méritos do V Fórum do Biogás é a expansão do conceito e, com isso, o aumento do interesse. “Juntos podemos multiplicar os argumentos para que os órgãos gestores do transporte público enxerguem que já temos uma alternativa perfeitamente viável e mais sustentável ao diesel. Movido a biometano o produto reduz em 85% as emissões em comparação ao similar a diesel. É um dado e tanto. Será uma evolução da sociedade que impactará em diversos segmentos para girar a roda da sustentabilidade.”

Considerado o maior evento do setor no país, o Fórum do Biogás reunirá, em um só lugar, os principais representantes da cadeia de biogás e biometano para dois dias de networking, troca de conhecimento e futuras parcerias. O evento tem como principal objetivo a inserção definitiva do biogás e do biometano na matriz energética brasileira.