Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Eventos

São Paulo vai debater sobre eficiência energética no âmbito das cidades inteligentes

O Smart City Business America Congress & Expo tem como objetivo ampliar os debates sobre o desenvolvimento de metrópoles inteligentes e com qualidade de vida

São Paulo vai debater sobre eficiência energética no âmbito das cidades inteligentes

Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que atende o Ministério de Minas e Energia, até 2030, o consumo de energia nas cidades brasileiras crescerá mais rápido do que o aumento da população. Até essa data, a população urbana atingirá 22 milhões de pessoas (crescimento de 12%) e o consumo de eletricidade nos edifícios crescerá 33%.

No âmbito das cidades brasileiras, os edifícios são os maiores consumidores de energia (31% do consumo total), seguidos da indústria (30%) e dos transportes (28%). Já na gestão pública, a administração da energia utilizada nas estruturas de iluminação e sinalização das cidades são pontos de atenção. 

Todo esse cenário será discutido no Smart City Business America Congress & Expo (SCBAC&E), o único evento oficial sobre cidades inteligentes da América Latina, que será realizado em São Paulo, durante os dias 16 e 18 de abril.

O evento vai reunir os principais líderes dos setores público e privado, além de especialistas em soluções tecnológicas, planejamento, gestão pública, segurança, mobilidade, conectividade e sustentabilidade, criando um ambiente propositivo de negócios e de diálogo sobre o desenvolvimento das metrópoles. 

O SCBAC&E 2018 terá um espaço de 6000m2 para exposição e 200m2 na praça da tecnologia, além das áreas dos eventos paralelos (fóruns temáticos, ilhas de reuniões estratégicas e 6ª edição do Prêmio InovaCidade). Mais de 70 empresas vão apresentar soluções tecnológicas para atender às demandas das smart cities com qualidade e segurança.

Também contará com um congresso com mais de 50 painéis, nos quais profissionais, pesquisadores, empresários e representantes do poder público, nacionais e internacionais, vão apresentar cases de sucesso e discutir os principais pontos para o desenvolvimento das cidades. 

Eficiência Energética, fontes alternativas de energia, iluminação pública, PPPs de iluminação, tele-gestão de iluminação pública, distribuição de energia, modelos de negócios e Smart Grid serão temas debatidos durante os três dias de evento (veja a grade completa das palestras: smartcitybusiness.com.br/2018/programacao/).

O Smart City Business America Congress & Expo é um evento do Instituto Smart City Business America (SCBA), entidade sem fins lucrativos que promove o avanço das discussões relacionadas às cidades inteligentes no continente americano. Segundo Leopoldo Albuquerque, presidente do Instituto, o evento é um catalisador de novas tecnologias e discussões sobre os avanços que já são vistos em cases de sucesso de smart cities. “Temos o objetivo de apoiar o desenvolvimento das metrópoles a partir da inovação e da tecnologia, visando o bem-estar das pessoas”, afirma o executivo.

O evento é realizado pela Informa Group, empresa que há 35 anos atua em 188 países nos cinco continentes, na difusão de informações ao mercado empresarial, disseminadas por meio de publicações especializadas, newsletters, relatórios setoriais, conferências, congressos, seminários e feiras. Em sua última edição, o SCBAC&E reuniu mais de 3 mil visitantes, 250 congressistas e 60 expositores e patrocinadores. “Para a edição de 2018, a expectativa é de ampliar em 50% a visitação qualificada do que nas edições anteriores”, afirma Hermano Júnior, diretor da SCBAC&E na Informa Group.

Serviço: Smart City Business America Congress & Expo

Data: 16 a 18 de abril de 2018

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo

(Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – 02055-000 – São Paulo – SP)

Informações e credenciamento pelo site: www.smartcitybusiness.com.br/2018