Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Desenvolvimento

São Paulo irá criar cursos em energias renováveis e eficiência energética nas Etecs e Fatecs

Grade curricular está sendo trabalhada para a criação dos primeiros cursos de nível técnico e superior tecnológico sobre o tema no Brasil

São Paulo irá criar cursos em energias renováveis e eficiência energética nas Etecs e Fatecs

A Secretaria de Energia e Mineração de São Paulo e o Centro Paula Souza, assinaram um termo de cooperação para implantação de dois cursos para formação de profissionais na área de energias renováveis e eficiência energética nas Escolas Técnicas Estaduais – Etecs e Faculdades de Tecnologia de São Paulo – Fatecs. O documento foi publicado nesta sexta-feira, 7 de julho, no Diário Oficial do Estado.

“O Governo de São Paulo está incentivando as empresas e a população a realizar a geração distribuída e a eficientização de sistemas, por meio da instalação de placas fotovoltaicas, troca de iluminação antiga por LED, entre outras ações. Isso fará com que a necessidade de profissionais capacitados aumente cada vez mais, principalmente em sistemas para a geração de energia em indústrias, comércios e residências, o que abrirá espaço para esse novo mercado, estimulando a geração de emprego e o aumento de renda da população”, explica o secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles.

O acordo tem duração de 12 meses e prevê a colaboração entre as instituições para desenvolver a matriz curricular de três cursos regulares, que irão capacitar profissionais de nível técnico e superior tecnológico para o mercado.

O curso técnico de Sistemas de Energias Renováveis será oferecido na modalidade semipresencial, com aulas presenciais nas Etecs e em um ambiente virtual com o suporte de um professor orientador. Também será oferecido curso de Especialização Técnica de nível médio de Gestão de Energia, voltado a quem busca obter conhecimentos mais específicos na área. O curso superior tecnológico das Fatecs será o de Gestão de Energia/Eficiência Energética.

“Os novos cursos também terão um papel estratégico na produção de pesquisas para atender às demandas tecnológicas do setor”, destaca a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

A previsão é que as futuras modalidades sejam oferecidas no processo seletivo de 2018. O grupo que está montando a grade curricular definirá também em quais unidades serão disponibilizados esses cursos.

O curso técnico, com duração de três semestres, englobará temas como instalações elétricas, eficiência energética, energias renováveis, sistemas fotovoltaicos e solares térmicos. Já o tecnólogo em Gestão de Energia estará apto a projetar, manter e gerenciar sistemas baseados em energias renováveis nas indústrias, comércios e residências. O profissional também estará capacitado a coordenar programas de uso racional de energia, indicar tecnologias e traçar estratégias para promover a eficiência energética.