Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sustentavel

Santa Catarina tem bondinho movido 100% por energia solar

O tempo de retorno do investimento é estimado em cinco anos.

Santa Catarina tem bondinho movido 100% por energia solar

O funicular, um tipo de bondinho para levar turistas da parte baixa para a parte alta da cidade de Itá no Oeste de Santa Catarina, agora é movido 100% por energia solar. Inaugurado em maio de 2017, o transporte, primeiro do tipo fabricado no Brasil, veio de fábrica com placas fotovoltaicas no teto que geram energia para os comandos internos da cabine, abertura da porta, refrigeração e iluminação.

A instalação de uma usina solar no telhado da estação de embarque e desembarque, feita pela Engie Brasil Energia, completa a geração de energia alimentando os motores que transportam os cerca de 30 mil visitantes que a cidade recebe por ano.

Além do passeio do bonde a Itá Eco Turismo possui uma área de 25 mil metros quadrados de floresta nativa preservada onde oferece atrações como passeios, um circuito de arvorismo com trilhas suspensas a mais de 30 metros de altura entre as copas de árvores centenárias e, ainda, uma tirolesa que, com 1.750 metros de extensão, tem o terceiro maior percurso da América do Sul. É o primeiro empreendimento turístico da cidade a se tornar autossuficiente em energia e a instalação do sistema solar, completada em novembro, irá proporcionar uma economia mensal de cerca de 900 reais na fatura de energia elétrica da empresa. O tempo de retorno do investimento é estimado em cinco anos.