Guia Gessulli
Bioenergia

Safira Solar investirá R$ 300 milhões na construção de novas usinas de energia solar fotovoltaica

A empresa vai investir no mínimo R$ 300 milhões nos próximos dois anos para construção de usinas de energia solar fotovoltaicas, em Minas Gerais

Redação com informações de Click Petróleo e Gás
20-Out-2021 13:29

A Safira Solar, empresa de geração distribuída de energia solar do Grupo Safira, vai investir – no mínimo – R$ 300 milhões nos próximos dois anos para construir usinas de energia solar fotovoltaicas, inclusive no estado de Minas Gerais. Segundo publicado pelo site Diário do Comércio, com projetos que contemplam ainda a geração centralizada, os aportes poderão chegar a R$ 500 milhões no período, a depender de fontes de financiamento e de aprovação dos projetos junto ao operador nacional.

Estado de Minas Gerais irá receber grande parte dos investimentos nas usinas solares

De acordo com o sócio-diretor da Safira Solar, Vinícius Ferreira, o estado de Minas Gerais já recebeu a primeira usina de energia solar fotovoltaica da empresa e já conta com outras três em construção e que deverão entrar em operação no primeiro trimestre do ano que vem, mediante aportes de R$ 70 milhões. A unidade já em funcionamento em Montes Claros, foi inaugurada em abril, com 5 megawatts (MW) de capacidade instalada e já atende 534 consumidores e 44 clientes comerciais em mais de 200 cidades do estado.

Já as demais usinas de energia solar fotovoltaica estão sendo implantadas no município de Rio do Prado, no Vale do Jequitinhonha, sob aportes de R$ 50 milhões e possuem capacidade de 2,5 MW cada. “Com as três novas usinas vamos chegar próximo de 15 mil clientes, gerando sua própria energia de maneira sustentável em Minas Gerais. A geração fotovoltaica distribuída pela Safira Solar é totalmente limpa e contribui não somente para combater o aquecimento global, mas também a crise energética que enfrentamos hoje no Brasil”, diz.

Grandes projetos com o uso de energia solar

O executivo da empresa não deu muitos detalhes sobre os demais projetos das usina de energia solar, alegando que alguns ainda dependem de aprovação do operador nacional e também de fontes de financiamento. Neste quesito, ele revelou que negociações estão sendo intermediadas pela Câmara Brasil China em vistas de atrair opções de financiamento daquele país.

“Os R$ 300 milhões são o piso do que será feito pela empresa. Em um total de 18 projetos que possuem a meta de serem aprovados até fevereiro de 2022, caso 7 sejam viabilizados, teremos os R$ 300 milhões. Mas se chegarmos a 10 ou 12, podemos falar em cifras próximas de R$ 500 milhões”, explicou.

Fontes solar e eólica terão mais espaço na geração de energia do Brasil
25 de Janeiro de 2022
Fonte Renovável

Fontes solar e eólica terão mais espaço na geração de energia do Brasil

As informações constam na minuta do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, que foi colocada em consulta pública nesta segunda-feira (24/01).

Sicredi faz emissão de Green Bond subordinado de USD 100 mi para financiar projetos de energia renovável
26 de Janeiro de 2022
Green Bond

A emissão feita junto ao BID Invest, membro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi no valor de USD 100 milhões