Roberto Giolo, da Embrapa, irá debater a descarbonização da agropecuária em live na TV Gessulli
Pesquisador também irá destacar aspectos do selo Carne Carbono Neutro
A sustentabilidade é um tema cada vez mais forte dentro das cadeias produtivas de alimentos. O contexto das mudanças climáticas e as exigências dos consumidores têm levado os governos a adotarem políticas focadas, por exemplo, em redução de emissões de carbono dentro das produções agropecuárias. O Brasil sempre teve uma produção, em sua maioria, agrossustentável, mas tem extrema dificuldade para apresentar este avanço no mercado internacional.
O próprio mercado de carbono carece ainda de uma regulamentação. A expectativa é que dentro do COP 26, na Escócia, este ano, se consiga um consenso em torno do artigo 6 do Acordo de Paris, que visa exatamente regulamentar as práticas que subsidiem a formação deste mercado.
Independente disto, no ano passado foi lançado o selo Carne Carbono Neutro (CCN) dentro de um projeto de parceira entre a Embrapa e a empresa Marfrig, tendo como base estudos e experiências da Embrapa no desenvolvimento do sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).
O pesquisador Roberto Giolo de Almeida, da Embrapa Gado de Corte, foi um dos coordenadores do projeto Carne Carbono Neutro e Éo entrevistado do canal TV Gessulli nesta terça-feira, com retransmissão para os sites Suinocultura Industrial e Avicultura Industrial. O especialista irá debater o mercado global de carbono, a sustentabilidade no agro brasileiro e os principais pontos do CCN.
Assuntos do Momento

Petrobras faz avaliação ambiental na Bacia de Campos para parque eólico offshore
O projeto em avaliação consiste em parque com capacidade de geração de 4 gigawatts (GW)
Produção de energia eólica offshore tem potencial de US$ 200 bilhões
“Seremos país exportador de energia e de combustíveis”, disse Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente

Brasil atinge 1 milhão de usinas solares em telhados de casas, empresas, indústrias e terrenos
O levantamento, realizado pelo Meu Financiamento Solar, com base em dados da ANEEL, revela que 77,7% das placas fotovoltaicas estão instaladas em residências, 12,3% em comércios e 7,7% no setor rural

Energia solar global dobra em três anos
A fonte solar acaba de ultrapassar a marca de 1 terawatt (TW) de potência instalada e pode dobrar em quatro anos

Energia renovável precisa crescer 52% no Brasil, diz relatório da CDP América Latina
Maior participação na matriz energética ajudaria a evitar 21 bilhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera até 2050

Veja o ranking do estados com maior potência de energia solar
Minas Gerais lidera; São Paulo e Rio Grande do Sul completam o top 3